Plano de Manejo da Floresta do Jutuarana é aprovado

Flona possui cerca de 570 mil hectares, e faz fronteira com o Mosaico do Apuí e com o Parque Nacional de Juruena.

jutuarana
Floresta do Jatuarana possui cerca de 570 mil hectares, (Foto:Acervo/ICMBio)

O Plano de Manejo Sustentável da Floresta Nacional do Jatuarana, localizada em Apuí, no Sul do Amazonas, foi aprovado pelo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Homero Cerqueira. A medida foi publicada no Diário Oficial da União.

O Plano estabelece ações de manejo que serão implementadas pela unidade. Ao todo a Floresta do Jatuarana possui cerca de 570 mil hectares, e faz fronteira com o Mosaico do Apuí e com o Parque Nacional de Juruena, no norte do Mato Grosso.

O Plano de Manejo de uma unidade de conservação, como a Floresta do Jatuarana, implica em elaborar o conjunto de ações necessárias para que comunitários façam a gestão e o uso sustentável dos recursos naturais em qualquer atividade no interior e em áreas do entorno dela.

A proposta é conciliar, de maneira adequada e em espaços apropriados, os diferentes tipos de usos seguindo as normas ambientais para a conservação da biodiversidade.

A unidade foi criada em 19 de setembro de 2002, com os objetivos de promover o manejo sustentável de uso múltiplo dos recursos naturais, a manutenção e a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade, a recuperação de áreas degradadas, a educação ambiental, bem como os naturais das áreas limítrofes.

*Com informações do Portal Amazônia

Comunicação
(61) 2028-9280

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *