EM PACARAIMA | Lideranças indígenas do Médio São Marcos e Seapa firmam parceria para desenvolvimento da agricultura

Na manhã desta quarta-feira, dia 22, lideranças indígenas da região do Médio São Marcos e representantes da Prefeitura de Pacaraima estiveram na Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para fechar uma parceria entre o município, as comunidades e o Governo do Estado para proporcionar o desenvolvimento da agricultura familiar nessa região.

A Prefeitura de Pacaraima e tuxauas de 10 comunidades indígenas se reuniram com a Seapa e a Sei para apresentar as demandas e debater o trabalho – Ascom/Seapa

O titular da Seapa, Emerson Baú, explicou que a ideia principal é fortalecer a produção indígena, tanto na agricultura, como na pecuária. Ele ressaltou que uma parte fundamental para que isso aconteça é a emissão de DAP (Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Por meio desse documento, eles têm aceso ao serviço de assistência técnica e extensão rural.

“Isso será possível por meio de uma assistência técnica estruturada com emissão de DAP para que eles possam acessar compras governamentais e crédito rural e o próprio crédito orientado. Também vamos fazer um trabalho junto com as instituições parceiras dentro do setor produtivo, como a Aderr [Agência de Defesa Agropecuária de Roraima] e a Desenvolve RR, para que eles possam dar orientações cada um dentro de sua competência”, explicou Baú.

A coordenadora dos tuxauas da região do Médio São Marcos, a agricultora Lurdete da Silva, afirmou que os povos indígenas buscaram o apoio da Prefeitura de Pacaraima e do Governo do Estado para que eles possam desenvolver a agricultura na região e gerar renda com essa atividade e não apenas para subsistência.

“Somos mais de 800 índios em 10 comunidades. A agricultura é nossa principal atividade, mas queremos produzir muito mais para que a gente possa comercializar e crescer na produção. Nós somos agricultores há muito tempo e queremos parceria para que possamos crescer”, declarou.

As lideranças indígenas também pleitearam melhorias na infraestrutura das estradas, vicinais e pontos para garantir o escoamento da produção. A titular da SEI (Secretaria do Índio), Joilma Teodora, afirmou que as demandas já foram apresentadas à Seinf (Secretaria de Infraestrutura).

“Eles também pediram melhoria na infraestrutura das estradas e vicinais para o escoamento da produção. Eles já demandaram à Seinf, mas vamos fortalecer esse pleito. Montamos essa parceria para isso. Nossa preocupação é a produção indígena. O Governo do Estado vai trabalhar para viabilizar tanto a produção, quanto o escoamento”, assegurou Joilma.

Escrito por ISAQUE SANTIAGO

FONTE: GOVERNO DE RORAIMA –  DESTAQUES

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *