Em cinco dias, chove mais de 50% do esperado para o mês de janeiro no Acre

Rio Acre – Brasiléia/Epitaciolândia.

Média para o mês é de 269 milímetros e já choveu 140 em Rio Branco até domingo (5). Nível do Rio Acre está a 23 centímetros da cota de alerta, que é de 13,50 metros.

Rua Marechal Rondon, centro de Brasiléia/Acre, com rua Beira Rio em Epitaciolândia – Foto: Marcus José

Como a Defesa Civil previa, o nível do Rio Acre na capital acreana subiu repentinamente nesse final de semana. Nesta segunda-feira, 6, o manancial atingiu os 13,15 metros, alguns centímetros próximos da cota de alerta – que é de 13, 50 metros. Em Rio Branco, a cota de transbordo é de 14 metros.

Rua Marechal Rondon, centro de Brasiléia/Acre – Foto: Marcus José

Nos cinco primeiros dias do ano já choveu mais de 50% do esperado para todo o mês de janeiro em Rio Branco.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a média esperada para o mês é de 269 milímetros e, até o último domingo (5), já choveu 140 milímetros na capital acreana.

Somente nas últimas 24 horas, os dados dos Bombeiros apontam que choveu seis milímetros na capital acreana.

Por conta das fortes chuvas, o nível do Rio Acre aumentou em Rio Branco e também nos municípios do interior. Ainda de acordo com os dados, na capital, o manancial amanheceu nesta segunda-feira (6) medindo 13,15 metros e, em duas horas, subiu para 13,27 metros.

Com isso, o nível está a 23 centímetros da cota de alerta que é de 13,50 metros e a 73 centímetros da cota de transbordamento, que é de 14 metros.

“Já que tivemos uma subida de 12 centímetros em três horas, a gente acredita que daqui umas seis horas, se continuar com essa velocidade de cheia, atinja a cota de alerta ainda hoje. A situação já está ficando crítica em relação ao interior, onde tivemos também muita chuva”, disse o major Cláudio Falcão, dos bombeiros.

Em Brasiléia, o manancial ultrapassou a cota de alerta e já se aproxima da de transbordo. Nesta segunda-feira (6), o rio chegou a 10,31 metros, sendo que a cota de transbordamento é de 11,40 metros.

Na cidade de Assis Brasil, o rio também apresentou subida. De acordo com os dados, nas últimas 48 horas, o aumento no nível foi de mais de cinco metros, saindo de 4,79 metros no sábado (4) para 9,92 metros nesta segunda (6).

O Corpo de Bombeiros informou que em todos os municípios acreanos foi registrado aumento no nível dos rios, muito devido à chuva. Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá marca 12,95 metros nesta segunda e o Rio Tarauacá 9,20 metros.

FONTE: O ALTO ACRE – https://oaltoacre.com/em-cinco-dias-chove-mais-de-50-do-esperado-para-o-mes-de-janeiro-no-acre/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *