Campeonato da Língua Pamoari resgata cultura dos Povos Paumari e Apurinã no Amazonas

Cinco comunidades indígenas dos Povos Paumari e Apurinã participaram da 5ª edição do Projeto de Ampliação do Vocabulário Através do Diálogo para Fortalecer a Língua Paumari (Vara Akhanina Vani Aabono Anadanova Ariathi Aogarikia).

Foto: Funai

O evento é dividido em categorias como natação, corrida, competição de apneia debaixo d’água, e o mais representativo: a competição de criação de narrativas na língua originária de ambas etnias.

A comunidade vencedora desta edição do projeto, também conhecido como Campeonato da Língua Pamoari, foi a comunidade Ilha da Onça, em segundo lugar ficaram empatadas as comunidades de Morada Nova e Extrema.

Joyce Lopes Paumari, estudante do Programa Sou Bilíngue intercultural

Para Edilson Palmari, o projeto visa fortalecer os povos indígenas por meio da valorização da língua originária. “Coletamos material para elaboração de livros didáticos bilíngues, produzimos desenho animado a partir das histórias selecionadas pelo júri e gravamos músicas tradicionais durantes as atividades”, salienta o idealizador do Programa Sou Bilíngue Intercultural.

Por meio do programa os jovens indígenas aprendem mais sobre o idioma nativo.

Na premiação, as lideranças indígenas José Morais Paumari, Lindalva Paumari e Osmarina Paumari (fotos: Edilson Paumari e Genildo Paumari)

Estiveram presentes na edição realizada entre os dias 11 e 13 de janeiro, as seguintes entidades:

– Coordenação Regional Médio Purus (Funai);
– Coordenação Técnica Local de Lábrea/AM (Funai);
– Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do Médio Purus (Focimp);
– Organização de Articulação do Desenvolvimento do Povo Paumari e Apurinã (OADPAM);
– Movimento dos Estudantes Indígenas de Lábrea (MEIL);
– Secretaria de Estado de Juventude Esporte e Lazer do Estado do Amazonas (SEJEL);
– Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi); e
– Distrito Sanitário Especial Indígena do Médio Purus/AM.

Assessoria de Comunicação Social / Funai – Campeonato da Língua Pamoari resgata cultura dos Povos Paumari e Apurinã no Amazonas — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)