No Vale do Javari, estudantes debatem desafios da juventude indígena

O primeiro Fórum dos Estudantes Indígenas do Vale do Javari, realizado nos dias 4 e 5/12, propôs o debate sobre políticas públicas voltadas aos estudantes indígenas de Atalaia do Norte-AM.

Uma das mesas redondas promovidas pelos estudantes indígenas (fotos: CR Alto Solimões)

Cerca de 400 estudantes organizaram o evento com o objetivo de encontrar alternativas para enfrentar a vulnerabilidade social por que passam jovens indígenas que moram nas cidades e nas aldeias.

Quatro temas orientaram as palestras e mesas redondas: Preconceito e desrespeito; Drogas, alcoolismo e exploração sexual; Identidade cultural, direitos e diversidade; e Educação Indígena.

De acordo com a coordenadora regional no Vale do Javari, Danielle Moreira Brasileiro, “desde maio deste ano, nos reunimos com os jovens e as lideranças indígenas para entender o processo de saída destes jovens das aldeias até sua adaptação e vivência no contexto escolar urbano”, afirmou.

A estudante Marina Mayoruna, disse que o primeiro Fórum é uma conquista para os estudantes indígenas. “A gente vem se engajando e vendo que a luta faz parte do movimento indígena, faz parte da nossa identidade e cultura”, afirmou. Gilberto Marubo, do curso de Ciências Agrárias na Universidade Federal do Amazonas, demonstrou preocupação diante da realidade de muitos jovens.

“Fizemos o Fórum para mostrar a valorização dos povos tradicionais, e para que os estudantes indígenas da cidade não sigam um caminho errado que não tem nada a ver com a nossa cultura”, salientou o estudante.

Assessoria de Comunicação Social / Funai

com informações da Coordenação Regional Vale do Javari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *