Mutirão de documentação garante o respeito à cidadania dos Madija-Kulina

Comprometimento e muito empenho manteve a equipe da Coordenação Regional (CR) Alto Solimões atuando incansavelmente, entre os dias 17 e 27 de dezembro, em mutirão de documentação junto ao povo Madija-Kulina, na Terra Indígena Kumaru do Lago Ualá, município de Juruá-AM.

1. documentos capa
Mais de 200 indígenas foram atendidos e tiveram documentos como RANI, certidão de nascimento e carteira de identidade realizados. Foto: CR Alto Solimões/Funai

Comprometimento e muito empenho manteve a equipe da Coordenação Regional (CR) Alto Solimões atuando incessavelmente, entre os dias 17 e 27 de dezembro, em mutirão de documentação junto ao povo Madija-Kulina, na Terra Indígena Kumaru do Lago Ualá, município de Juruá-AM.

Estima-se que mais de 200 indígenas tenham sido atendidos pela atividade que garantiu a emissão de Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), certidão de nascimento e carteira de identidade.

A emissão de documentos é primordial para as comunidades Madija-Kulina cujo acesso às políticas públicas e direitos sociais agora se faz viável. Em ação anterior, por exemplo, a Funai havia emitido Certidão de Atividade Rural para acesso a benefícios previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em parceria com o PREVBarco, agências móveis flutuantes oficiais do INSS.

A ausência de documentação civil, no entanto, não possibilitou resposta a todas as demandas. A situação fomentou a mobilização dos órgãos públicos em prol do mutirão.

O ação foi uma parceria entre a Funai, representada pela Coordenação-Geral de Promoção da Cidadania, CR Alto Solimões e Coordenação Técnica Local Caruari, e o Instituto de Identificação Aderson Conceição de Mello, ligado à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas, Prefeitura Municipal de Juruá e Procuradoria Federal Especializada que atua junto à Funai em Manaus.

2.Documentos 4. documentos 3. Documentos

Assessoria de Comunicação/Funai, com informações da CR Alto Solimões

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: