Interesse Público: MPF cobra providências sobre mortes de indígenas no Maranhão

Edição inédita do programa Interesse Público vai ao ar às 20h desta sexta-feira (20), na TV Justiça. O programa ainda é retransmitido pela TV Câmara e emissoras parceiras

Foto aérea de uma aldeia indígena, em meio a árvores.
Foto aérea de uma aldeia indígena, em meio a árvores. – Imagem reprodução/Interesse Público

 

Na edição inédita desta semana, o Interesse Público vai mostrar os conflitos envolvendo povos indígenas, fazendeiros e madeireiros no Maranhão. Em dois meses, quatro indígenas da etnia Guajajara foram mortos em situações que ainda precisam ser esclarecidas. A região está em estado de alerta. O Ministério Público Federal (MPF) cobra providências urgentes sobre esses casos e pede o fim dos conflitos.

Reforma agrária no Brasil: no Tocantins, a equipe do IP acompanhou famílias que aguardam há anos o processo de desapropriação da Fazenda Vera Cruz. Homens, mulheres e crianças vivem em acampamentos e dormem no acostamento da Rodovia TO 164.

O programa destaca também a luta pelo fim da violência contra a mulher. Equipes de Brasília e de Sergipe se mobilizaram para contar histórias e mostrar a importância da união e do debate sobre esse tema. Pela segunda vez, o MPF participa da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

Veja, ainda, que agora ficou mais fácil o acesso à leitura para quem tem deficiência visual. O portal Livro Acessível garante obras no formato adequado a essas pessoas. Antes, os interessados em algum título precisavam entrar em contato com a editora, mas hoje a plataforma online facilita o acesso. Mais de 6 milhões de brasileiros serão beneficiados pela ação.

Tudo isso e muito mais você confere no Interesse Público desta semana.

Onde assistir– O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, às 20h, com reprises ao longo da semana. Recentemente, passou a ser transmitido pela TV Câmara, aos sábados, às 20h30, e aos domingos às 11h30. O programa também é retransmitido por emissoras parceiras nos estados do Pará, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Sergipe, Rio de Janeiro, Acre, Paraíba e Rio Grande do Sul. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site da TV Justiça, ou acessar as reportagens no canal do MPF no YouTube.

O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das unidades do MPF em todo o país.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6406 / 6415
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/tvmpf

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *