Ibama lança livro inédito sobre produção madeireira de espécies nativas

O Ibama lançará em 10/12, na sede do Instituto, livro inédito sobre a produção madeireira de espécies nativas. A partir de dados dos sistemas de controle federal e dos estados de Mato Grosso e Pará, a obra apresenta diagnóstico completo da produção de madeiras nativas no período de 2012 a 2017.

O leitor terá acesso a informações sobre as espécies mais produzidas, os locais em que são produzidas, as técnicas empregadas, o valor das toras, o volume vendido no país, as unidades da federação que consomem a madeira, quantitativo exportado, países compradores, os tipos de produto feitos a com cada espécie e o custo final de cada um.

O conjunto de informações reunidas no livro foi apurado em relação às 25 espécies mais produzidas (60% da produção total), às cinco ameaçadas de extinção e às outras cincos mais produzidas listadas na Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites).

A publicação servirá como referência para o setor florestal e pesquisadores da área, com subsídios essenciais para elaboração de estudos e políticas públicas.

O livro estará disponível em formato digital e impresso de forma gratuita. Dados brutos e os scripts automatizados usados nas análises (em formato R) poderão ser integralmente acessados pelo site do Ibama.

Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do Ibama

FONTE: IBAMA

 

6 comentários em “Ibama lança livro inédito sobre produção madeireira de espécies nativas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.