Funai e Sesai promovem prevenção à violência em Terras Indígenas no estado do Amazonas

Com participação da Funai, a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI/Ministério da Saúde) discutiu a implantação do Núcleo de Prevenção às Violências em Territórios Indígenas durante curso realizado na cidade de Parintins, estado do Amazonas.

O objetivo da iniciativa é buscar estratégias para reduzir melhorem o atendimento a indígenas aldeados e não aldeados vítimas em casos de violência.

A coordenadora-geral de Promoção dos Direitos Sociais (CGPDS/Funai), Erli Helena Gonçalves, fez uma palestra no evento que aconteceu no dia 27 de novembro.

Com o tema “Olhares Atentos: dor, reconhecimento e reverberações”, a coordenadora-geral falou para os participantes membros da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) e demais atores das Redes Intersetoriais de Saúde.

“Reverberar sobre a dor, exige reconhecimento dos espaços políticos que ela ocupa, sendo esses de várias formas identificados e pontuados.

Para que isso se concretize, é preciso lançar a leitura pelo olhar daquele que sofre a dor, e a leitura pelo olhar de quem impele a dor”, sintetiza a professora e pesquisadora Erli Helena Gonçalves.

Assessoria de Comunicação Social / Funai