Estudantes de 40 etnias debatem educação indígena em Rondônia

Discutir o acesso e a permanência de indígenas nos cursos de graduação e pós-graduação nas instituições federais de ensino superior. Com este propósito cerca de 200 jovens, com representantes de 40 etnias, se reuniram por dois dias na cidade de Cacoal-RO durante a terceira edição do Fórum de Ingresso e Permanência dos Estudantes Indígenas.

Povo Paiter Suruí recebe as demais etnias durante o Fórum (fotos: Universidade Federal de Rondônia)

Entre os dias 21 e 22 de novembro, o evento recebeu não só indígenas rondonienses, mas também dos estados do Amazonas, Pará e Mato Grosso. A Universidade Federal de Rondônia e os oito campi do Instituto Federal de Rondônia tiveram representação expressiva.

A Coordenação Regional da Funai em Cacoal apoiou a organização do Fórum com transporte e logística para a recepção dos participantes e palestrantes. A servidora da CR Cacoal, Lilian Borges, relata que a realização do evento é um importante espaço para o movimento estudantil indígena para que realize suas reivindicações. “Este espaço deva ser aprimorado de modo que as instituições públicas de ensino possam melhorar suas políticas de educação escolar indígena e a Funai possa aprimorar o acompanhamento dessas políticas”, salienta.

Na avaliação de Sara Tucana, acadêmica do curso de Direito na Universidade Federal de Rondônia, é um espaço de diálogo que os estudantes reconheçam o apoio das comunidades indígenas e “reafirmem o compromisso em prestar nossos serviços a essas comunidades. É também o momento de debater sobre a formação dos acadêmicos, as dificuldades de acesso, evasão e preconceitos sofridos dentro das universidades”.

Assessoria de Comunicação Social / Funai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *