Cúpula do Clima fracassa em seu objetivo de regular os mercados de carbono

O fraco resultado da COP-25 aumenta a brecha entre os governos e a ciência sobre a crise climática.

Talvez não se pudesse esperar mais do que saiu da Cúpula do Clima da ONU, encerrada com mais de um dia e meio de atraso neste domingo em Madri. Os negociadores só conseguiram concordar com um frágil apelo para que os países realizem esforços mais ambiciosos contra a mudança climática.

E tiveram de adiar novamente o desenvolvimento do artigo do Acordo de Paris referente aos mercados de carbono, diante da impossibilidade de obter consenso sobre um texto. Um acordo sobre essa questão terá de ser buscado na próxima reunião de cúpula, que será realizada em Glasgow em novembro de 2020.

Praticamente todos os delegados que tomaram a palavra no plenário final da cúpula reconheceram a “decepção” por ser incapazes de concluir esse ponto da negociação.

O multilateralismo está rachando em todo o planeta, e cúpulas como esta, nas quais quase 200 países negociam (e precisam chegar a acordo por unanimidade), são precisamente o maior exemplo de multilateralismo.

Embora fosse previsível pelo contexto internacional tão complicado, o fraco resultado alcançado após muitas horas de frustrantes negociações aumenta a desconexão que existe atualmente entre os Governos do mundo e a ciência em relação à crise climática e à necessidade urgente de agir.

Veja o texto na íntegra: El País Brasil

Leia também:

Observatório do Clima – Conturbada até o fim, COP25 falha em aumentar ambição

O Globo – Avanços tímidos na COP-25 adiam novamente resoluções de problemas climáticos

Folha de S. Paulo – Após obstrução brasileira, Cúpula do Clima fracassa e adia decisões

O Estado de S. Paulo – Cúpula do Clima chega a acordo sobre mudanças climáticas em Madri

O Estado de S. Paulo- Sem acordo sobre mercado de carbono, COP de Madri termina sem alcançar seus objetivos

G1 – COP 25: veja repercussão do acordo que adiou para 2020 decisões sobre combate ao aquecimento global   

FONTE: JORNAL DA CIÊNCIA – http://jcnoticias.jornaldaciencia.org.br/13-cupula-do-clima-fracassa-em-seu-objetivo-de-regular-os-mercados-de-carbono/ 

NOTA

A equipe do ECOAMAZÔNIA esclarece que o conteúdo e as opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião deste ‘site”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *