A Amazônia é uma questão de vida ou morte para todos nós. Precisamos lutar por ela

“Aqueles que se preocupam com a sobrevivência do planeta devem fazer mais do que expressar mensagens de apoio – a Amazônia é a nova ‘grande causa’ do mundo”, escreve Jonathan Watts, editor global de meio ambiente do jornal britânico The Guardian.

Os incêndios na floresta tropical foram finalmente extintos com a chegada da estação das chuvas, mas ameaças e violências seguem intensas contra os guardiões da floresta. Eles precisam de apoio internacional para que a Amazônia esteja no centro da ação climática, em vez de ocupar apenas um lugar distante na linha de frente da guerra contra a natureza.

Para que isso aconteça, o mundo deve acordar para a ameaça existencial representada pela destruição da Amazônia e demonstrar solidariedade às comunidades tradicionais, ativistas dos direitos à terra e ONGs ambientais no Brasil. Todos estão sob intensa pressão desde que o militar ultradireitista Jair Bolsonaro se tornou o presidente do País no início deste ano. Seu governo enfraqueceu a proteção das florestas e incentivou mineradores, agricultores e grileiros a tirarem vantagem.

Leia na íntegra: Amazônia Latitude  

FONTE: JORNAL DA CIÊNCIA

NOTA

A equipe do ECOAMAZÔNIA esclarece que o conteúdo e as opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião deste ‘site”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *