Programa de prevenção ao suicídio para comunidade indígena na Amazônia Ocidental

No dia 30 de outubro, o Comando da 12ª Região Militar (12ª RM) promoveu uma palestra na Casa de Saúde Indígena (CASAI) de Boa Vista (RR), sobre valorização da vida, com vistas à prevenção ao suicídio no contexto indígena.

A alta incidência de suicídios nas populações indígenas atendidas pela CASAI, comparada à população urbana, chamou a atenção da 12ª RM, responsável, entre outras coisas, pela gestão dos recursos humanos. Uma vez que a harmoniosa integração do Exército com o autóctone, na área da floresta, constitui-se em elemento chave para a exitosa atuação operacional da Força Terrestre em pontos remotos da Amazônia.

Segundo os estudiosos do tema, o impacto da cultura urbana tem influenciado o aumento das ocorrências de depressão entre os indígenas, com destaque para o consumo de álcool e a introdução de drogas ilícitas, o que potencializa o ideário suicida nas tribos.

A abordagem foi conduzida pelo Comandante da 12ª RM, General de Divisão Carlos Alberto Maciel Teixeira, com o auxílio de intérprete, para cerca de duzentos índios e lideranças das etnias Yanomami e Ekuanas, além de  contar com a participação do presidente do Distrito Sanitário de Saúde Indígena Yanomami, o senhor Francisco Dias Nascimento.

Fonte: 12ª Região Militar 

FONTE: EXÉRCITO BRASILEIRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *