Nível do Rio Acre sobe acima da média e se aproxima da cota de alerta em Rio Branco

Na manhã desta quarta-feira (20), a medição foi de pouco mais de 12 metros e a cota de transbordamento é de 14 metros. Para a Defesa Civil, a situação é atípica para o mês de novembro.

A Defesa Civil do Acre já tem um plano de contingenciamento para possível transbordamento do Rio Acre, na capital do estado.

O nível do rio já se aproxima da cota de alerta em Rio Branco.

Na manhã desta quarta-feira (20), a medição foi de pouco mais de 12 metros e a cota de transbordamento é de 14 metros.

De acordo com o Major Cláudio Falcão, porta-voz do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estadual, a situação é atípica para o mês de novembro.

Em nove dias, o rio subiu mais de oito metros.

Major Falcão explica que o nível das águas do rio sobe tão rápido na cidade devido à quantidade de chuvas em municípios banhados pelo Rio Acre.

A previsão é que o nível do rio se estabilize nos próximos dias.

Mas, a Defesa Civil está preparada para alagamentos, visto que o chamado inverno amazônico, que é o período de maior quantidade de chuvas na região, segue até meados de abril.

Ouça na íntegra o Repórter Nacional – Amazônia, das 18h30, desta quarta-feira (20)., que também destaca: Pesquisa sobre a expectativa de vendas para o Natal de 2019, no Amazonas; cooperação para fortalecer a resposta humanitária e assistência a refugiados venezuelanos, no Pará, e, ainda, as programações do Mês da Consciência Negra no Amapá.

Repórter Nacional – Amazônia

FONTE: EBC – RÁDIO NACIONAL DA AMAZÔNIA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *