Instituições unidas contra a degradação na Amazônia

ICMBio se reuniu em Cuiabá com os comandantes das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares dos estados da Amazônia Legal para traçar estratégias

Foto: ICMBIO

Nesta quarta-feira (20/11), no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) de Cuiabá, foi realizada a reunião entre a direção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e os comandantes das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares dos estados da Amazônia Legal. A reunião teve como objetivo elaborar o planejamento de cooperação técnica entre os órgãos federais e estaduais para avançar no combate à degradação ambiental nos estados que compõem a Amazônia Legal.

A intenção do ICMBio é implantar em 2020 um programa de controle de metas e ações, que busquem reduzir as ações degradativas nessa região por meio da articulação do trabalho integrado entre as instituições federais e estaduais (Ministério do Meio Ambiente, ICMBio, Ibama, Polícias Militares Ambientais e Corpos de Bombeiros Militares), compartilhando planejamentos, recursos e ações.

Segundo o presidente do ICMBio, Homero de Giorge Cerqueira, dentro do Plano Gestão Integrada os recursos humanos financeiros e materiais serão distribuídos de acordo com as características e peculiaridades de cada estado. O plano é uma compilação de estratégias inteligentes, desenvolvidas com base nas realidades locais, em que os Planos de Ações Integrados são o eixo central da sistemática que os gestores das áreas deverão elaborar e manter atualizados para acompanhar a dinâmica da degradação ambiental e suas diversas variáveis.

Comunicação ICMBio – Instituições unidas contra a degradação na Amazônia — Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (www.gov.br)