Defesa da Amazônia e ações humanitárias são temas do primeiro dia de Seminário Internacional em Belém

O Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar do Norte (CMN), promove o I Seminário Internacional de Defesa e Proteção da Amazônia (Amazon Security and Defence Exhibition – ASDX), que está ocorrendo no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém.

Crédito: Sd Lucas – CCOMSEx

Durante o evento, serão debatidos os temas de Segurança, Defesa, Meio Ambiente e Desenvolvimento, e apresentadas soluções inovadoras da indústria nacional e internacional voltadas para as Forças Armadas, Forças de Segurança Pública e Agências de Governo, além de tecnologias que contribuam com o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

O seminário foi aberto na terça-feira, dia 12 de novembro, e acontece até o próximo dia 14, com uma expectativa de receber mais de quatro mil pessoas. A Força Terrestre participa de forma representativa com palestras e um espaço específico na exposição que integra o evento. Essa primeira edição reúne 15 delegações oficiais e 21 marcas expositoras.

Abertura e palestras

Ao realizar a abertura do Seminário, o Comandante Militar do Norte, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ressaltou a relevância e o ineditismo do evento. “De forma inédita organizamos esse seminário internacional. E é muito importante reunir profissionais especializados para pensar, discutir problemas, propor soluções e tratar de assuntos relativos à nossa Amazônia nos seus diversos campos, como defesa, proteção, segurança, meio ambiente e infraestrutura”, explicou o General Paulo Sérgio.

O Comandante Militar da Amazônia, General de Exército César Augusto Nardi de Souza, também participou da palestra de abertura e abordou, entre outros assuntos, o desafio de defender a Amazônia e as estruturas militares que compõem essa defesa. Além disso, destacou a participação do Exército nas ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) de combate aos crimes ambientais por ocasião da Operação Verde Brasil.

Durante a tarde, os visitantes puderam conferir as palestras “A Ação Humanitária de Acolhimento de Venezuelanos”, ministrada pelo Coordenador da Força-Tarefa Logística Humanitária em Roraima, General de Divisão Eduardo Pazuello e “A Cooperação entre as Forças Armadas da Guiana Francesa e as Forças Armadas Brasileiras em Operações na Faixa de Fronteira”, do Comandante Superior das Forças Armadas na Guiana Francesa, Major-Brigadeiro do Ar Didier Looten. O dia finalizou com o painel “A Amazônia Brasileira e a Estratégia Nacional de Defesa”, com a participação do Diretor Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.