Confira a programação do IPAM na 25ª Conferência do Clima das Nações Unidas

daisy photographed from below

 

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) participa neste ano da 25ª Conferência do Clima da ONU, ou COP 25, com uma programação voltada a propostas de caminhos para que o Brasil siga uma economia de baixo carbono, com sustentabilidade e desenvolvimento econômico.

Um dos destaques é o apoio institucional ao Brazil Climate Action Hub, que contará com uma agenda ampla, onde governos subnacionais, sociedade civil, parlamentares e setor empresarial poderão promover discussões sobre soluções e desafios da ação climática no contexto brasileiro e latino-americano. Toda a programação pode ser conferida em https://www.brazilclimatehub.org/.

Confira os demais eventos com participação de representantes do IPAM:

4 de dezembro

Side event, Room 6, 11h30 – 13h

POVOS INDÍGENAS DA AMAZÔNIA: VULNERABILIDADES DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E ESTRATÉGIAS

Os povos indígenas são essenciais para a estabilidade da floresta amazônica e para o clima global. No entanto, aumentos recentes do desmatamento, incêndios e degradação ameaçam seus territórios e seus meios de subsistência. Este evento apresentará novas tecnologias que auxiliam na proteção florestal e nos direitos indígenas.

6 de dezembro

Brazil Climate Action Hub, Pavilhão 8, 14h30 – 15h30

A TEMPORADA DE FOGO NA AMAZÔNIA EM 2019: UMA HISTÓRIA DE DESMATAMENTO

As primeiras semanas de agosto deste ano registraram 32.728 focos de queimadas na Amazônia, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O número foi 60% mais alto dos apontados nos três anos anteriores. Considerando esses fatos, o IPAM apresentará uma análise abrangente da temporada de fogo em 2019 e suas causas.

Brazil Climate Action Hub, Pavilhão 8, 15h30 – 16h30

ÁREAS PROTEGIDAS DA AMAZÔNIA & MITIGAÇÃO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

As áreas protegidas na região amazônica sequestram o carbono da atmosfera, diminuindo o efeito estufa e mitigando as mudanças climáticas. Contudo, essas áreas têm sido alvo constante de desmatamento. Diante disso, discutiremos estratégias para a consolidação e a proteção dessas áreas.

Brazil Climate Action Hub, Pavilhão 8, 16h30 – 17h30

TERRA DE NINGUÉM: ÁREAS NÃO-DESIGNADAS DA AMAZÔNIA & O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO

Terras não-designadas na Amazônia correspondem a 27% do total desmatado entre agosto de 2018 e julho de 2019. Em um planeta cada vez mais quente, é fundamental que esses 65 milhões de hectares de áreas públicas federais e estaduais sejam conservados como florestas.

12 de dezembro

Side event, Room 5, 16h45 – 18h15

O FUTURO DA AMAZÔNIA BRASILEIRA: CENÁRIOS ATUAIS E MUDANÇAS POLÍTICAS NECESSÁRIAS EM UMA CRISE CLIMÁTICA

O desmatamento e os incêndios na Amazônia atraíram a atenção internacional em 2019. Discutiremos os impactos das recentes políticas brasileiras no cumprimento da NDC, mostrando que o país precisa de mudanças significativas em direção a uma verdadeira economia de baixo carbono, com conservação e desenvolvimento econômico.

FONTE: IPAM Amazônia – https://ipam.org.br/confira-a-programacao-do-ipam-na-25a-conferencia-do-clima-das-nacoes-unidas/   

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *