Projeto Bem Diverso executa atividades no Maranhão

O Bem Diverso é uma iniciativa conduzida pela Embrapa e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) para a conservação da biodiversidade brasileira em paisagens diversas e de múltiplos usos. No Maranhão, o Território da Cidadania – TC no Médio Mearim, na região dos Cocais, é o espaço onde se desenvolve o Bem Diverso.

O TC compreende 16 municípios, 876 mil hectares, onde mais de 40% da população vive na área rural e tem como fonte complementar  de renda o extrativismo do babaçu.

A espécie foi definida como prioritária pelo Projeto Bem Diverso por dominar a composição da vegetação na região, cobrindo vastas áreas chamadas de babaçuais. No estado, o projeto foi iniciado em 2015 e tem atividades planejadas até 2020.

A mais recente ação do Projeto Bem Diverso no Maranhão foi trabalho de campo na área de manejo situada entre os municípios Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, São Luiz Gonzaga do Maranhão e Bom Lugar, com coleta de dados em pastagens.

A atividade foi realizada  em parceria com a Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão – ASSEMA, Cooperativa de Pequenos Produtores Agroextrativistas do Lado do Junco e Lago dos Rodrigues – COPPALJ, membros das comunidades e ainda a Embrapa Amazônia Oriental.

Para ler a matéria na íntegra, acesse aqui.

Contatos: cocais.imprensa@embrapa.br / 98 3878-2222

Núcleo de Comunicação Organizacional – NCO da Embrapa Cocais. Edição nº 86, de 28/10/2019. Redação: Flávia Bessa Colaboração: José Rey

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *