Com quase 600 focos, Feijó é o município que lidera o ranking de queimadas no Acre

Dados da Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema) mostram que os municípios de Feijó, Tarauacá e Sena Madureira lideram os focos de queimadas no Acre no acumulado do mês de agosto deste ano.

Os números foram divulgados pelo monitoramento de queimadas, nesta terça-feira (27), e são de dia 1º até 27 de agosto. Todos os dados usados no boletim são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e mostram que em Feijó foram registrados 579 focos de queimadas. Em Tarauacá 390 e Sena Madureira aparece com 281 focos.

Juntos, os três municípios registram 1.250, o que corresponde a metade dos números registrados em todo estado, que aparece com 2.545 focos, segundo o boletim. A capital Rio Branco é a quinta com pelo menos 200 focos.

O relatório da unidade de situação de monitoramento hidrometeorológico tem como objetivo monitorar a seca, risco de fogo, avaliação de áreas queimadas em perímetro urbano, acompanhamento de fumaça e poluição atmosférica.

Com a situação, o governo do Acre decretou, na última sexta-feira (23), estado de emergência.

Ainda segundo o boletim, Acrelândia e Capixaba precisam de atenção especial e tornam-se prioritários para ações de combate e controle de queimadas porque foram os dois municípios que registraram maior número de de focos por quilômetro quadrado em seu território.

Em Acrelândia, a densidade é de 5,5 km² atingidos e Capixaba aparece com 3,8 km².

Reforço

Um efetivo de 240 homens do Exército Brasileiro começou um treinamento, nesta quarta-feira (28), em três municípios do Acre para trabalhar junto ao Corpo de Bombeiros no combate às queimadas no estado.

O treinamento dos militares ocorre após o governo do Acre pedir reforço, no último sábado (24), às Forças Armadas. Um dia antes do pedido do governador Gladson Cameli, na sexta-feira (23), o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto para autorizar o uso das Forças Armadas no combate à queimadas na Amazônia. O decreto prevê o uso das tropas até 24 de setembro.

Por: Juruá em Tempo

VER MAIS EM: O ALTO ACRE – https://www.oaltoacre.com/com-quase-600-focos-feijo-e-o-municipio-que-lidera-o-ranking-de-queimadas-no-acre/  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *