Presidente Marcelo Xavier estreita relações com os Waimiri Atroari em visita a terra indígena

Na última quarta-feira (11), o Presidente da Funai, Marcelo Xavier, junto com seu corpo técnico e representantes da Casa Civil, dos Ministério de Minas e Energia e Ministério da Justiça, realizou uma visita à Terra Indígena (TI) Waimiri Atroari, localizada na divisa entre os estados do Amazonas e Roraima.

Presidente da Funai, Marcelo Xavier, visita os Waimiri Atroari

Xavier conheceu as instalações da Frente de Proteção Etnoambiental Waimiri Atroari, os servidores da Funai lotados na FPE e parabenizou a todos pelo trabalho e organização. Ao chegar na aldeia, foi recebido com muita festa pelos indígenas.

Durante a visita, Xavier conheceu a comunidade indígena e o Programa Waimiri Atroari (PWA), uma parceria entre a Funai e a Eletronorte, criado em 1988, que possibilitou que a comunidade tivesse acesso a vários serviços sociais. Além disso, os indígenas recebem alfabetização na língua materna; cursos de capacitação e formação de professores indígenas; repasse de conhecimento tecnológico; cursos de edição de vídeo, corte e costura, antropologia e português; criação de aves, ovinos, caprinos, bovinos e piscicultura; comercialização do artesanato Wamiri Atroari; energia solar em todas as aldeias e controle de doenças, como a vacinação de 100% da população.

No decorrer da Assembleia, com cerca de 50 lideranças das 56 aldeias existentes, foi apresentado pelo Cacique Mário Parwe um histórico do povo Waimiri Atroari e seu processo de contato com a sociedade brasileira. Além disso, os advogados dos indígenas fizeram um relato de todos os processos existentes relativos à Terra Indígena.

Como resultado principal da visita, o Presidente teve a oportunidade de estabelecer uma relação mais estreita com a comunidade Waimiri Atroari no tratamento e condução de assuntos do interesse comum, reafirmando os compromissos já estabelecidos por gestões anteriores.

Xavier respondeu a todas as perguntas e reafirmou o compromisso de levar adiante o licenciamento ambiental da Linha de Transmissão Manaus-Boa Vista, respeitando o protocolo de consulta elaborado pelos indígenas e aguardando o tempo necessário para a análise do PBAI (Plano Básico Ambiental Indígena), que foi traduzido para a língua indígena, de forma que os representantes Waimiri Atroari possam analisá-lo com calma.

Com a entrega do PBA devidamente lido pelos indígenas, o processo de licenciamento terá prosseguimento com novas etapas, que deverão culminar com a manifestação final dos indígenas sobre as medidas propostas de compensação e mitigação presentes nesse documento e, por fim, será agendada uma nova visita do Presidente e demais representantes à aldeia para ouvir as manifestações dos indígenas.

Após a visita aos Waimiri Atroari, antes de retornar a Brasília, o Presidente visitou as comunidades Saterê-Mawé e Tikuna, próximas de Manaus. Foi recebido com muita alegria pelos indígenas e assistiu a uma apresentação do Hino Nacional Brasileiro cantado na Língua Tikuna.

Assessoria de Comunicação/Funai – Presidente Marcelo Xavier estreita relações com os Waimiri Atroari em visita a terra indígena — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *