Maior congresso de pesquisa florestal do mundo começa domingo (29)

Palestrantes de importância global estarão no evento para discutir o tema “Pesquisa Florestal e Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável”.

Começa no próximo domingo (29), em Curitiba, o XXV Congresso Mundial da Iufro. Durante uma semana, pesquisadores renomados de mais de 90 países estarão na cidade para discutir o tema: “Pesquisa Florestal e Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável”. Quem tem interesse em participar do evento pode fazer a inscrição pelo site até sábado (28) ou no local do congresso.

O evento da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal é considerado o maior na área de pesquisa florestal do mundo e pela primeira vez em 125 anos de história será realizado em um país da América Latina. Para marcar o início das atividades do Iufro no Brasil, cinco araucárias serão plantadas no Jardim Botânico da cidade, a partir das 11h do domingo.

Durante a tarde, o espaço na Expo Unimed, onde o evento será realizado, estará aberto aos participantes. Às 17h, ocorrerá o início da exposição que vai possibilitar aos visitantes conhecer os atores tradicionais e novas tecnologias de ponta em apoio à pesquisa florestal mundial.

Na segunda (30), será realizada a abertura oficial. Ao longo da semana, palestrantes de importância global na área florestal vão marcar presença nas sessões plenárias. Nesses encontros, cientistas, pesquisadores, professores, estudantes e profissionais do setor florestal vão discutir questões propostas pelos cinco temas do evento. Cada um desses encontros terá, pelo menos, dois convidados.

Os debates ocorrerão todos os dias, exceto na quinta-feira, quando os participantes do congresso farão visitas técnicas a áreas de interesse florestal próximas a Curitiba. Nesta edição, os temas são: Florestas para as pessoas; Florestas e mudanças climáticas; Florestas e produtos florestais para um futuro mais verde; Biodiversidade, serviços ambientais e invasões biológicas e; Florestas, interações com solo e água.

Até o momento, o Iufro tem mais de 2,3 mil inscritos, 1,7 mil apresentações técnicas e 900 pôsteres, 30 expositores, 51 reuniões administrativas da Iufro e 28 eventos paralelos. O congresso é organizado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e pela Embrapa.

Veja o video do presidente do Comitê Organizador, Joberto Veloso, chamando para o Congresso.

Por: Ascom Mapa

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *