Imagens da Amazônia são projetadas na Basílica de Assis

Imagens do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado dedicadas à Amazônia, são projetadas na fachada da Basílica Superior de Assis neste domingo, 22 de setembro
A Basílica de São Francisco em Assis (Bernd Hagenkord) – VATICAN NEWS

Neste domingo, 22 de setembro, são projetadas, na fachada da Basílica superior de São Francisco de Assis, imagens do novo projeto do fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado, dedicado à Amazônia.

Este evento inédito conclui a série de iniciativas no “Pátio de Francisco”, que se realizam há três dias, na presença do Cardeal Gianfranco Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura.

Sebastião Salgado apresenta, assim, pela primeira vez na história, imagens da Amazônia, dos seus povos e comunidades, na cidade do Pobrezinho de Assis, autor do Cântico das Criaturas e grande defensor da nossa Casa Comum.

As fotos da Amazônia representam um diálogo, com imagens e palavras, entre o fotógrafo brasileiro e o Cardeal Gianfranco Ravasi no “Pátio de Francisco”.

Temas do evento

“Encontro entre comunidades, povos, nações” é o título desta 5ª edição do evento, que se realiza na cidade de Assis, de 19 a 22 de setembro, que contou com a participação de representantes da sociedade civil e religiosa, do mundo artístico e da mídia.

Os participantes debateram, nestes dias, temas sobre economia, comunicação, meio ambiente e diálogo entre as diferentes culturas do mundo.

O evento contou, nestes dias, com a participação de mais de 70 conferencistas famosos da sociedade italiana e estrangeira, que debateram variadas temáticas, como imigração e mobilidade, economia global, Habitat.

Pátio de Francisco

As fotos de Sebastião Salgado sobre a realidade amazônica são projetadas em Assis às vésperas do Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia, que se realizará no Vaticano no próximo mês de outubro. O “Pátio de Francisco” representa um diálogo autêntico entre “comunidades, povos, nações”, – declarou o Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi.

De fato, o encerramento das atividades do “Pátio de Francisco”, na noite deste domingo (22/9), é confiado às palavras do Cardeal Ravasi e às fotos Sebastião Salgado, projetadas na fachada da Basílica Superior de São Francisco.

Em entrevista à Rádio Vaticano – Vatican News, o Cardeal Gianfranco Ravasi fala sobre o fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado:

Ravasi:   “E’ una figura imponente…”.

É uma figura imponente. Com as suas imagens faz operações socioculturais; ama muito a pessoa humana, principalmente quando é ferida, violentada, humilhada. Ele quase quer fazer brilhar a sua dignidade, quando escava uma mina, quando é submetida à brutalidade dos fazendeiros, que a elimina do seu território por interesses econômicos. A dignidade destas figuras é sempre exaltada nas imagens de Sebastião Salgado. Em suas fotos ele destaca a componente artística e o testemunho eclesial, que o Papa Francisco também recorda, sem cessar, em relação aos humilhados e ofendidos pela história. Neste encontro de Assis, o fotógrafo fala, com as suas imagens, sobre a ecologia integral, citada pelo Papa na “Laudato Si”. O fato de a sua produção fotográfica ser projetada na fachada da Basílica de Assis não é um mero acaso ou um elemento apenas exterior, mas uma reinterpretação real do Cântico das Criaturas de São Francisco, apresentada de modo visual e atualizado”.

FONTE: VATICAN NEWS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *