Base avançada contribui para intensificar o combate a incêndios florestais no sudoeste do Pará

O Exército Brasileiro segue atuando no contexto da Operação Verde Brasil, força-tarefa de ações integradas entre as Forças Armadas e os órgãos governamentais para o combate às queimadas na Amazônia.

O Comando Conjunto Norte criou uma base avançada em Novo Progresso, sudoeste do Pará, para intensificar as atividades de combate a incêndios na região. No momento, cerca de 220 militares das Forças Armadas e do Corpo de Bombeiros Militar do Pará foram deslocados para a área.

Na noite de 2 de setembro, agentes agiram por duas horas para extinguir as chamas, após o reconhecimento de possíveis focos de incêndio nas matas às margens da BR-163, em Novo Progresso. Uma equipe composta por militares do Exército, da Marinha e do Corpo de Bombeiros Militar, enquanto realizava uma missão de reconhecimento, debelou focos de incêndio na região de Alvorada da Amazônia, após quatro horas de intenso trabalho. Durante a missão, a tropa percorreu aproximadamente 75 quilômetros. Foram usados abafadores, enxadas e bombas costais para eliminar o incêndio.

A Operação Verde Brasil, coordenada pelo Ministério da Defesa (MD), foi deflagrada após a publicação do Decreto Presidencial que determinou o emprego das Forças Armadas na garantia da lei e da ordem e para ações subsidiárias, com validade até o dia 24 de setembro de 2019. A operação conta, até o momento, com um efetivo de mais de 4.500 pessoas, cerca de 250 viaturas e 11 aeronaves.

Fonte: Ministério da Defesa    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *