52º Batalhão de Infantaria de Selva combate incêndios e desmatamentos na região Sul do Pará

No período de 2 a 10 de setembro de 2019, o 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS) participou da Operação Verde Brasil, que teve a finalidade de combater incêndios e desmatamentos na região Sul do Pará.
Foto postada por: Exército Brasileiro

Foram realizadas Operações de Cooperação e Coordenação com agências de segurança, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), as Polícias Civil e Militar, a Defesa Civil e outros órgão.

O objetivo era eliminar focos de queimadas e coibir crimes ambientais, com patrulhamentos, postos de bloqueio e controle de vias. As principais regiões afetadas foram: Canaã do Carajás, São Félix do Xingu e Novo Progresso.

No dia 10 de setembro, o General Teche, comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl), acompanhado do Coronel Roberval, Comandante do 52º BIS, deslocaram-se para São Félix do Xingu, onde as tropas da 23ª Bda Inf Sl, lideradas pelo 52º BIS, estão desde o dia 3 de setembro, com mais de 130 militares, em cumprimento legal ao decreto federal nº 9.985, que autoriza o emprego das Forças Armadas para a garantia da lei e da ordem e para ações subsidiárias, no período de 24 de agosto a 24 de setembro do corrente ano.

O 52° BIS atua na região, por meio de ações preventivas e repressivas, contra delitos ambientais, além do levantamento e combate a focos de incêndio. Na manhã do dia 11 de setembro, o 52º BIS, representado por seu comandante e sua comitiva, estiveram na Rádio Xingu-FM 87.9 para uma entrevista.

Nela o comandante pôde explicar a Operação Verde Brasil desenvolvida pelo Exército Brasileiro na região de São Félix do Xingu, Terra do Meio, Vilas Mandir e nas Fazendas Tarumã, Garcia e Renascer por meio de check points, patrulhamentos motorizados, a pé e fluviais, além da ação cívico-social ambiental feita em São Félix do Xingu no dia em que comemoramos a Independência do Brasil.

Nessa entrevista houve, também, a divulgação, por parte do 52º BIS, do disque denúncias contra crimes ambientais (0800 258 0008) e a conscientização da população em relação aos delitos ambientais e combate aos focos de incêndio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *