Fórum Internacional do Meio Ambiente: prazo para submissão de trabalhos até dia 31 de agosto

Pautada no Tema Geral “Línguas, Ritos e Protagonismos nos Territórios Indígenas”, A Conferência da Terra – Fórum Internacional do Meio Ambiente será celebrada em Boa Vista, no período de 18 a 20 de setembro de 2019 na Universidade Federal de Roraima (UFRR). O prazo para submissão de trabalhos foi prorrogado para o dia 31 de agosto.

A Conferência da Terra, o maior evento socioambiental acadêmico-científico, em sua 8ª edição, é uma realização da Universidade Federal de Roraima, em parceria com instituições governamentais e privadas, cujas atividades programadas ocorrerão no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), no campus Paricarana da UFRR.

A UNESCO elegeu 2019 como o Ano Internacional das Línguas Indígenas, apoiando e fortalecendo a conscientização global da preservação, revitalização e promoção das línguas originárias no planeta.

A Conferência da Terra 2019 é baseada em 23 eixos temáticos, destacando-se: Educação e Sustentabilidade; Tradições Indígenas; Sistemas Produtivos; Migrações Humanas; A Questão da Terra; Políticas Públicas e Projetos; Mudanças Climáticas; Educação e Línguas; dentre outros temas principais e transversais.

Globalmente, existem mais de seis mil idiomas ancestrais falados por povos indígenas; todavia, o patrimônio linguístico segue desaparecendo em ritmo alarmante. Sem medidas adequadas para a preservação dos povos e suas línguas, as diversas formas de linguagem milenar estão condenadas ao desaparecimento e, junto com elas, vão se extinguindo a história, a memória e as tradições linguísticas em todo o mundo.

Evento consagrado internacionalmente, a Conferência da Terra 2019 vai reunir centenas de pesquisadores, professores, representantes de instituições, governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais.

A escolha de Boa Vista para sediar A Conferência da Terra: Fórum Internacional do Meio Ambiente deve-se à sua representatividade junto aos povos ancestrais, cujo domínio ocupa 50% do território estadual. São 11 etnias ocupando 32 terras indígenas em Roraima, destacando-se os territórios Yanomami, São Marcos, Waimiri-Atroari e Raposa Serra do Sol.

Os resultados e metas previstas incluem ampla divulgação no Brasil e exterior, e a publicação dos trabalhos apresentados como capítulos nos livros e-books, com ISBNs e selo da Editora UFRR.

Outras informações: (95) 98119-5049 / 98101-6363 (aplicativo de mensagens – WhatsApp.).

E-mail: confterra2019@gmail.com .
Confira a forma de realizar sua inscrição no link “inscrições” – http://ufrr.br/confdaterra/ 

FONTE: UFRR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *