BioTec recebe reitor da UFOPA

Em reunião, na sede da BioTec, foi apresentado oportunidades de investimentos empresariais na região do Tapajós e o trabalho de articulação da organização social.

A BioTec – Amazônia recebeu, no dia 7 de agosto de 2019, Hugo Alex Diniz, reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), para articular projetos e oportunidades para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação na região. A Ufopa é parceira da BioTec-Amazônia desde maio de 2018, quando assinou acordo de cooperação em reunião do Fórum das Instituições de Educação Superior e Pesquisa do Pará, na Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém.

O reitor da Ufopa foi recebido, inicialmente, pelo Diretor-Presidente da BioTec-Amazônia, professor José Seixas Lourenço, com quem tratou de questões institucionais comuns sobre a consolidação de parcerias. Em seguida, foi realizada reunião com a equipe da BioTec. No encontro, Sérgio Alves, Diretor de Articulação Público-Privada, apresentou as articulações com o setor empresarial que a BioTec já vem realizando, com vistas a oportunidades de investimentos em Santarém.

Sérgio Alves explicou para Hugo Diniz que, no último mês de junho, ocorreu a assinatura de acordo de cooperação para a criação do Polo de Inovação no Oeste do Pará. A assinatura aconteceu em evento especial do Grupo de Gestão Integrada para o Desenvolvimento Regional Sustentável (GGI/DRS), em comemoração ao aniversário de Santarém. “Com essa assinatura, a BioTec pode oferecer suporte as cadeias de potencial no Tapajós”, explicou.

Além do apoio, Sérgio explicou que essa proposição é para prospectar as demandas do setor produtivo local, acionando a rede instalada no Centro Regional de Governo.  Foi destacado na reunião o suporte que a BioTec – Amazônia pode oferecer à região com equipe de inteligência competitiva, o desenvolvimento de projetos e a busca de novos investimentos.

A BioTec também conta com o apoio de Secretarias de Governo como Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), além de alinhamento com a Codec para implantação de rede de atração de empresas e coordenação de ecossistemas de investimentos em Santarém.

O reitor da Ufopa explicou que há projetos voltados para o desenvolvimento da região, já implantados, como a fábrica de ração inaugurada no último sábado, 3, em Oriximiná, como parte da Estação Aquícola do município, em parceria com a Empresa Mineração Rio do Norte (MRN). “A fábrica produzirá formulações enriquecidas com insumos regionais visando a diminuição de custos de produção do pescado. A ração terá potencial nutracêutico, combinando componentes nutritivos e farmacêuticos, sendo enriquecida com frutos, sementes, alimentos capazes de prevenir doenças no pescado e, consequentemente, no consumidor”, explicou o reitor.

Imagem: Assessoria de Comunicação BioTec – Amazônia

Acesse a notícia pelo nosso site: http://biotecamazonia.com.br/biotec-recebe-reitor-da-ufopa/

Silvia de Souza Leão
Assessora de Comunicação BioTec-Amazônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *