BioTec participa do Espaço Ecos Amazônia

O evento traz um pouco dos empreendimentos sociais e científicos da região e acontece dentro da programação do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

A Organização Social BioTec-Amazônia vai estar presente de 2 a 6 de setembro de 2019 no espaço Ecos da Amazônia, evento que ocorre dentro da programação do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – INTERCOM 2019. O espaço Ecos da Amazônia será uma grande vitrine para que a comunidade possa conhecer microempreendedores e projetos na área de ensino, pesquisa e extensão ligados à sustentabilidade. A OS, além de parceira e apoiadora, é uma das realizadoras do evento e conta com um estande durante os cinco dias do evento, onde apresenta seu trabalho do uso sustentável da biodiversidade da Amazônia.

Com o tema “Sustentabilidade e Comunicação”, o Ecos da Amazônia será um espaço amplo, acessível e acolhedor a todos os participantes do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2019. Os visitantes e congressistas terão a oportunidade de dialogar e conhecer inúmeros projetos de pesquisa e extensão dispostos em estandes e, ainda, participar de oficinas criativas, sorteio de brindes, passeios, adquirirem produtos artesanais e degustar os produtos orgânicos produzidos com elementos da floresta.

Um dos papéis da organização social é juntar os diversos setores da inovação. A BioTec-Amazônia, que faz a gestão do Programa BIOPARÁ, ferramenta ligada às cadeias produtivas aqui da nossa região, busca agregar valor às matérias primas e tenta viabilizar formas do Estado sair do mero papel de fornecedores de insumos e, através de ciência e tecnologia, desenvolver essas matérias primas e trabalhar com empresas intermediárias.

Para isso, a BioTec estará disponível nesse evento para estimular, nesses pequenos e médios produtores, ações voltadas para a transferência e valoração de tecnologias, negociações e articulações formais visando captação de recursos e parcerias entre produtores, mobilizando os produtores locais a expandir seus negócios. A ideia com a programação é aproximar o público presente de assuntos diretamente ligados à região amazônica, tais como: sustentabilidade, valoração ambiental, potencial energético e biodiversidade, bem como estabelecer parcerias entre pesquisadores, alunos e instituições públicas e privadas.

Programação – Entre pesquisas e trabalhos que se voltam para o desenvolvimento sustentável da nossa região, o destaque é o projeto “Microorganismos promotores de crescimento de plantas”, que, através do uso de nanotecnologia, prima pela redução de fertilizantes químicos e agrotóxicos.

Somado aos demais projetos, teremos 35 produtores e microempreendedores sociais especializados em oferecer serviços e produtos sustentáveis em diversos segmentos: gastronomia, moda, bioenergia, arte, vestuário, dentre outros.

Esses profissionais serão acompanhados por instituições parceiras que visam o uso sustentável da biodiversidade da Amazônia e o estímulo ao cooperativismo, por meio da criação e fortalecimento de ambientes de inovação nas distintas regiões do Estado do Pará.

Dois destaques são importantes: durante o evento, haverá ações para tratamento dos resíduos gerados. Os visitantes poderão adquirir uma ECOBAG para utilizarem durante o evento e todos os resíduos produzidos serão destinados para reciclagem via cooperativas parcerias do Projeto Quem Ama Cuida.

(Com informações do Ecos Amazônia)

Silvia de Souza Leão
Assessora de Comunicação BioTec-Amazônia

(91) 99271-5573 (WhatsApp)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *