Alemanha suspende investimento milionário na Amazônia por causa de alta no desmate

O constante crescimento no desmatamento na Amazônia fez com que a Alemanha decidisse suspender parte do investimento em projetos para a proteção da floresta e da biodiversidade.

O anúncio foi feito pela ministra do Meio Ambiente, Svenja Schulze, ao jornal “Tagesspiegel”, segundo a Agência Deutsche Welle.

“A política do governo brasileiro na região amazônica deixa dúvidas se ainda se persegue uma redução consequente das taxas de desmatamento”, disse.

Inicialmente, segundo a reportagem, a ministra disse que serão suspensos projetos de 35 milhões de euros, o equivalente a R$ 155 milhões.

De acordo com a Folha de S.Paulo, o corte de recursos não atinge o Fundo Amazônia.

O Tagesspiegel destaca que o lobby do agronegócio apoia o presidente Jair Bolsonaro. Ressalta ainda que cerca de 17% da floresta desapareceu nos últimos 50 anos e que uma perda de 20% a 25% poderia fazer com a Amazônia entrasse em colapso.

O desmatamento na Amazônia vem crescendo nos últimos meses. Em junho houve um crescimento de 88% em comparação ao mesmo período do ano passado e em julho, foi de 278% — também em comparação ao mesmo período do ano anterior.

O presidente tem brigado com os dados de desmatamento no País. Recentemente, ele os desacreditou. Disse que os números do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) sobre desmatamento são incorretos.

O sistema do Inpe é reconhecido mundialmente, com monitoramento diário de desmatamento e detecção de queimadas.

Na ocasião, o presidente afirmou que deseja “preservar o meio ambiente mas não vamos entrar na psicose ambiental”.

FONTE: https://www.huffpostbrasil.com/    

VER MAIS EM: http://www.msn.com/pt-br/noticias/meio-ambiente/alemanha-suspende-investimento-milion%c3%a1rio-na-amaz%c3%b4nia-por-causa-de-alta-no-desmate/ar-AAFCO7W?ocid=ientp    

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *