Índices de desmatamento na Amazônia são manipulados, diz ministro Augusto Heleno

Para o ministro, os países que querem cobrar o comportamento que eles acham correto nunca seguiram esse comportamento.

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o general da reserva Augusto Heleno, afirmou que os índices de desmatamento na Amazônia são “manipulados”, ao ser questionado sobre a crescente preocupação internacional sobre a política ambiental do governo de Jair Bolsonaro,

“A Amazônia é brasileira e quem tem que cuidar dela somos nós. Esses índices de desmatamento são manipulados. Se você somar os porcentuais que já anunciaram até hoje de desmatamento na Amazônia, a Amazônia já seria um deserto. No entanto, nós temos muito mais da metade da Amazônia intocada. E os países que nos querem cobrar o comportamento que eles acham correto nunca seguiram esse comportamento. O maior preservador de ambiente do mundo é o Brasil”, disse Heleno à BBC News Brasil em entrevista por telefone.

O general da reserva não comentou especificamente a divulgação dos novos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que observa e monitora por meio de imagens a derrubada da floresta. Segundo balanço parcial do órgão divulgado nesta semana, o desmatamento na Amazônia cresceu, em junho deste ano, quase 60% em relação ao mesmo mês de 2018 – de 488,4 km² para 762,3 km² de mata nativa, o equivalente a duas vezes a área de Belo Horizonte. Esses números foram divulgados logo após a conclusão da entrevista. Nesta quarta-feira (3/7), o órgão afirmou que o desmatamento total no mês de junho foi ainda maior, de 920,4 km², aumento de 88% em relação ao mesmo mês no ano passado.

No acumulado de 2019, foram derrubados 2.273,6 km² de floresta, o pior registro desde 2016.

Também na quarta-feira, a reportagem voltou a questionar o general Heleno sobre suas críticas aos índices de desmatamento e perguntou se ele também se referia aos resultados do Inpe. “Esses dados sobre desmatamento merecem certa reserva. Essa pergunta deve ser feita ao Ministério do Meio Ambiente.”

Veja o texto na íntegra: BBC Brasil

Leia também:

O Globo – ‘Não podemos cair nessa histeria’, diz ministra sobre dados de desmatamento

FONTE: Jornal da Ciência – http://www.jornaldaciencia.org.br/edicoes/?url=http://jcnoticias.jornaldaciencia.org.br/15-indices-de-desmatamento-na-amazonia-sao-manipulados-diz-ministro-augusto-heleno/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *