Campanha para combater incêndios florestais é lançada em Mato Grosso

O governo de Mato Grosso lançou nesta segunda-feira (15) a etapa de resposta da temporada de incêndios florestais de 2019. A ação envolve a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o Comitê Estadual de Gestão do Fogo e o Corpo de Bombeiros Militar.

A campanha marca o início do período proibitivo das queimadas em zona rural, que devido à estiagem se estende até o dia 15 de setembro. Serão investidos aproximadamente R$ 8,5 milhões nas ações de prevenção e combate aos focos de calor.

Mato Grosso possui o maior número de focos de incêndio do país. Só este ano foram identificados cerca de 7 mil focos de calor ou incêndios florestais no estado.

O Coronel Bombeiro Paulo André Barroso, secretário-executivo do Comitê do Fogo de Mato Grosso, ressalta que esse número representa um aumento de 71% em relação ao mesmo período do ano passado.

“Com certeza isso está diretamente ligado com a condição climática. Nós estamos passando por uma seca um pouco mais severa do que o ano passado, em razão do começo do ano uma influência do fenômeno El Niño e isso refletiu agora, nesse período.”

As queimadas durante o período proibitivo são consideradas crime. O infrator pode ser conduzido para delegacia e pagar uma multa que varia entre R$ 1 mil e 7,5 mil reais por hectare.

Para combater os incêndios tanto na área urbana, quanto na rural, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.

As denúncias de queimada ilegal na zona rural podem ser feitas para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente por meio do telefone 0800 65 3838.

Ouça o Repórter Nacional – Amazônia (7h30) desta terça-feira (16):

FONTE: EBC – Repórter Nacional – Amazônia 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *