XI Painel Sobre Defesa discute migrações internacionais

O Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar do Sudeste (CMSE) promoveu, no dia 12 de junho, o XI Painel Sobre Defesa, no Quartel-General do Ibirapuera, em São Paulo.

Voltado para professores, alunos universitários e militares da guarnição de São Paulo, o evento teve como tema “Migrações internacionais: desequilíbrios resultantes, aspectos humanitários e ameaças/oportunidades para o Brasil”.

O professor doutor Eduardo Perillo, diretor titular adjunto do Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde e Biotecnologia da Federação das Indústrias do estado de São Paulo (ComSaude/FIESP), foi o primeiro a palestrar. Ele abordou o assunto “Migrações internacionais”.

Em seguida, a professora doutora Camila Sombra, chefe interina do escritório da Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) em São Paulo, ministrou a palestra “Proteção aos refugiados em contextos urbanos: desafios e oportunidades”.

Por fim, o General de Brigada Gustavo Henrique Dutra de Menezes, Comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), discorreu sobre “O movimento migratório e a Operação Acolhida”.

O painel ocorreu no auditório do CMSE com a presença do Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, o Comandante da 2ª Divisão de Exército, General de Divisão André Luis Novaes Miranda, o Comandante da 2ª Região Militar, General de Divisão João Chalella Júnior, e o Diretor do Hospital Militar de Área de São Paulo, General de Brigada Sergio dos Santos Szelbracikowski.

 

O evento está em sua 11ª edição e tem como objetivo estimular o debate de temas que despertem o interesse da sociedade.

FONTE: COMANDO MILITAR DO SUDESTE – EXÉRCITO BRASILEIRO – CMSE/EB

http://www.cmse.eb.mil.br/index.php/component/content/article?id=344

Fotos: Sd Gorini

NOTA DA ECOAMAZÔNIA

O Prof. Dr. Jaime de Agostinho. Presidente da Fundação para o Ecodesenvolvimento da Amazônia – Ecoamazônia – participou do evento, tendo interagido com os palestrantes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *