Ibama apreende meia tonelada de pescado, 18 tartarugas e 14 canoas em MT

O Ibama apreendeu de 24 a 30 de maio meia tonelada de pescado, 18 tartarugas e 14 canoas com motores de popa em operação contra pesca e caça ilegais em áreas protegidas no Vale do Araguaia, região de Novo Santo Antônio e Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso.

Foto: Ibama

Realizada com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e da Polícia Militar do estado, a Operação Rios Federais II permitiu a identificação de ranchos irregulares em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e pousadas funcionando em desacordo com a legislação. Cinquenta pessoas foram flagradas em atividades irregulares.

Agentes ambientais aplicaram 28 autos de infração e recolheram 224 kg de pirarucu com guia de transporte irregular, além de uma caminhonete, varas, anzóis de galho, tarrafas, redes e caixas térmicas.

As tartarugas foram devolvidas à natureza e o pescado doado para projetos sociais em Novo Santo Antônio (MT), Barra do Garças (MT) e para aldeias indígenas.

A operação Rios Federais II foi realizada nas Unidades de Conservação Parque Estadual do Araguaia e Reserva de Vida Silvestre Quelônios do Araguaia, e na Terra Indígena Xavante.

Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
061 3316 1015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *