Amazonas: os Yanomami de Maturacá recebem a visita do bispo

Bispo de São Gabriel da Cachoeira (AM), a diocese ‘mais indígena do Brasil’, Dom Edson Damian passou uma semana com os Yanomami. Confira as fotos.

VATICAN NEWS

Confira aqui algumas imagens da visita do bispo de São Gabriel da Cachoeira (AM), Dom Edson Damian, a seus parentes Yanomami na paróquia de Maturacá, região do Pico da Neblina. Os missionários Salesianos – SDB, visitam a comunidade 3 ou 4 vezes por ano, mas o bispo consegue ir apenas uma vez.

VATICAN NEWS
VATICAN NEWS
VATICAN NEWS
Vatican News

Para chegar lá, segue-se na estrada de terra BR-307 rumo a norte. Após 6 horas e 80 km de atoleiros, chega-se ao ancoradouro Frente Sul, de onde se embarca em voadeiras (lanchas fluviais de alumínio). Até a aldeia Maturacá, são mais seis horas em igarapés de água preta e no rio Cauaburis, em meio à floresta.

Dom Edson passou uma semana em visita

Os Yanomami, depois de dizimados por epidemias e ter seu território invadido por cerca de 40 mil garimpeiros na década de 80, conseguiram reverter a queda demográfica. Atualmente, segundo a Secretaria Especial de Saúde Indígena, são 23,5 mil os Yanomami no Amazonas e em Roraima – além de outros 11 mil na Venezuela.

Cristiane Murray – Cidade do Vaticano – VATICAN NEWS – Amazonas: os Yanomami de Maturacá recebem a visita do bispo – Vatican News