MPF divulga resultados da segunda fase do projeto Amazônia Protege

Dados serão apresentados pela Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural em Belém (PA) nesta sexta-feira (3).

O Ministro Público Federal (MPF) divulgará nesta sexta-feira (3), a partir das 10h, os resultados da 2ª fase do projeto Amazônia Protege. A apresentação será em Belém (PA), na sede da Procuradoria da República no Estado do Pará. Serão divulgados os números relativos à quantidade de ações propostas pelo MPF contra desmatamentos ilegais com área igual ou superior a 60 hectares, total de hectares alvo de ação, quantidade de réus e valores de indenização pedidos, entre outros dados relevantes para o projeto. O evento será aberto aos jornalistas e será realizado pela Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (4CCR) do MPF.

O projeto Amazônia Protege foi lançado em 2017 e pretende combater o desmatamento ilegal da floresta amazônica. A iniciativa utiliza imagens de satélite e cruzamento das informações com bancos de dados públicos, para identificar e punir desmatadores. Nas ações, o MPF pede o pagamento de indenizações relativas aos danos materiais e morais difusos causados pelo ilícito, com a reversão dos valores da condenação para os órgãos de fiscalização, além de recomposição da área degradada. Em sua segunda fase, apresentada no ano passado, o projeto identificou mais de 1,5 mil polígonos de desmatamento ilegal registrados entre 2016 e 2017 e que podem ser alvo de ação civil pública do MPF.

A primeira fase do projeto teve como alvo os desmatamentos registrados por satélite entre 2015 e 2016 e resultou em 1.088 ações judiciais instauradas, com 1.001 réus e R$ 2,4 bilhões em indenização. O total de hectares alvo de ação na fase 1 ultrapassou os 151 mil hectares.

SERVIÇO
Apresentação de Resultados da 2ª Fase do Projeto Amazônia Protege
Data: 3 de maio, das 10h às 16h
Local: Sede da Procuradoria da República no Estado do Pará, localizada na Travessa Dom Romualdo de Seixas, n. 1476, Ed. Evolution, bairro Umarizal, em Belém.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6406 / 6415
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/tvmpf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *