Ibama apreende 2 mil m³ de madeira ilegal no PA

Operação, em parceria com a PM Ambiental, flagrou movimentação dos infratores no interior de terras indígenas na região da Transamazônica.

Por meio de geointeligência, também foram identificadas 600 toras em madeireiras sem licença – Crédito: Ascom/Ibama

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio da Polícia Militar Ambiental do Pará, apreendeu nessa terça-feira (21) cerca de 2 mil metros cúbicos de madeira sem origem legal em serrarias de Uruará (PA), às margens da Rodovia Transamazônica (BR-230), durante operação de combate à exploração ilegal de madeira em terras indígenas no estado.

A partir de imagens de satélite de alta resolução, agentes ambientais identificaram movimentação de madeira ilegal nas Terras Indígenas (TIs) Cachoeira Seca e Arara. A ação criminosa foi interceptada pela fiscalização. Os infratores exploravam e transportavam madeira sem licença ambiental. Por meio de geointeligência, também foram identificadas 600 toras em empresas sem licença do órgão competente.

Os infratores estão sujeitos a multa, apreensão de bens e embargo das atividades ilegais.

Em fiscalização realizada na região de Placas (PA) em abril, também às margens da BR-230, o Ibama já havia apreendido 795,27 metros cúbicos de madeira em tora e 471 metros cúbicos serrados e beneficiados de espécies como ipê, maçaranduba e jatobá, cujo valor comercial total ultrapassa R$ 5 milhões.

Parte da madeira apreendida foi doada para prefeituras da região e será destinada a programas sociais.

Ascom MMA – (61) 2028-1227 – com informações da Ascom Ibama – (61) 3316-1015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *