Fernando Meirelles quer ‘destruir mitos’ sobre florestas

Documentário pretende desfazer os mitos sobre a ocupação e conservação de terras no Brasil.

“O Brasil protege bastante florestas, mas também destrói como nenhum outro”, diz o engenheiro florestal Tasso Azevedo, que protagoniza o filme “Fatos Florestais”, lançado ontem na sede da O2 Filmes, do cineasta Fernando Meirelles. Tem 13 minutos e é uma produção conjunta entre o Observatório do Clima, rede de 40 organizações não governamentais que trabalham com a temática da mudança do clima, e a Produtora Imaginária.

A ideia é desmontar narrativas falsas que estão ganhando espaço na opinião pública brasileira. Dados verdadeiros são manipulados para construir realidades distorcidas, como a que diz que o Brasil tem tantas áreas protegidas e terras indígenas que não sobra espaço para expandir a agropecuária. Este contraponto foi filmado como se fosse uma conversa entre a atriz Camila Pitanga, que faz as perguntas, e o engenheiro florestal Tasso Azevedo. A intenção do filme, diz a nota distribuída à imprensa, “é desfazer os mitos sobre a ocupação e conservação de terras no Brasil”.

Leia na íntegra: Valor Econômico

O Valor Econômico não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante.

FONTE: JORNAL DA CIÊNCIA – http://www.jornaldaciencia.org.br/edicoes/?url=http://jcnoticias.jornaldaciencia.org.br/30-fernando-meirelles-quer-destruir-mitos-sobre-florestas/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *