Censipam e Funai atuam em conjunto para proteção de terras indígenas

Visando à proteção de terras indígenas, representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) conheceram, nesta quinta-feira (30/5), ações e projetos desenvolvidos pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

O diretor-geral do Censipam, Brigadeiro José Hugo Volkmer, apresentou o histórico de criação do Sistema de Proteção da Amazônia e a estrutura do Censipam, com três centros regionais em Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Belém (PA) e o Centro de Coordenação Geral em Brasília (DF).

Liderada pelo presidente da Funai, General Franklimberg de Freitas, a comitiva conheceu os produtos desenvolvidos pelo Censipam nas áreas de monitoramento ambiental, monitoramento territorial e inteligência tecnológica. Foi demonstrado como o Censipam mapeia rotas de aeronaves para localização de garimpos irregulares e o emprego de imagens de satélite para identificar desmatamento em terras indígenas.

“Nós já utilizamos diversos produtos do Censipam, como as antenas de comunicação via satélite e os dados meteorológicos. O Censipam possui ferramentas que podem nos fornecer dados muito atualizados. E temos várias demandas”, afirmou o presidente da Funai.

Para o diretor-geral do Censipam, somente a ação organizada e coordenada interagências pode ser efetiva na Amazônia. “Um órgão individualmente não tem capacidade para agir numa área tão vasta. Somente com a sinergia de esforços é que o Estado brasileiro pode se fazer presente na região e combater a ação criminosa”, disse.

Fonte: Censipam – FUNAI

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *