Brasil é um dos cinco países do mundo com natureza intocada

Uma pesquisa da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Wildlife Conservation Society (WCS), de Nova York, nos Estados Unidos, mostrou que apenas cinco países detêm 70% das áreas inexploradas do mundo, entre os quais, o Brasil.

De acordo com o relatório, além do Brasil, os países com mais territórios intocados são Austrália, Estados Unidos, Rússia e Canadá.

Ainda há natureza selvagem intocada – áreas terrestres e marítimas praticamente não afetadas pela expansão da humanidade – em apenas um quarto do planeta. Elas são refúgio vital para milhares de espécies ameaçadas pelo desmatamento e pela pesca excessiva. Essas áreas oferecem, ainda, alguns dos mais eficientes mecanismos de defesa contra eventos climáticos devastadores provocados pelas mudanças climáticas.

Os pesquisadores analisaram oito indicadores do impacto humano sobre a natureza, incluindo ambientes urbanos, terras agrícolas e projetos de infraestrutura. Em relação aos oceanos, utilizaram dados sobre pesca, transporte industrial e derrame de fertilizantes para determinar que somente 13% dos mares do planeta têm poucas ou nenhuma marca da atividade humana.

Alerta

Devido ao consumo de combustíveis fósseis, madeira e carne, assim como à explosão populacional, somente 23% da Terra estão livres dos impactos da agricultura e da indústria

Há um século, as áreas intocadas correspondiam a 83% do planeta. Entre 1993 e 2009, uma área de natureza selvagem do tamanho da Índia foi perdida devido à ocupação humana, à lavoura e à mineração.

A pesquisa faz um alerta à necessidade da implantação de mais leis para proteger áreas intocadas e incentivar a preservação ambiental. Os pesquisadores ressaltam que os esforços precisam ser feitos em conjunto e dependem de políticas internacionais. Eles acreditam que, traçando uma meta, é possível que esses ecossistemas restantes sejam preservados 100%.

A pesquisa salienta, ainda, a importância de estes países terem representantes e líderes que busquem alcançar esse objetivo e estimulem a população a fazer o mesmo.

Fonte/Capa:
https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/brasil-e-um-dos-cinco-paises-do-mundo-com-natureza-intocada/

FONTE: CCST – INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS

VER MAIS:

Um milhão de espécies de plantas e animais estão ameaçadas de extinção, aponta ONU – http://www.ccst.inpe.br/um-milhao-de-especies-de-plantas-e-animais-estao-ameacadas-de-extincao-aponta-onu/

Relatório Apocalíptico do IPBES – http://www.ccst.inpe.br/relatorio-apocaliptico-do-ipbes/

Novo relatório global aponta declínio de espécies “sem precedentes” – http://www.ccst.inpe.br/novo-relatorio-global-aponta-declinio-de-especies-sem-precedentes/ 

Extinção de espécies aumenta em escala sem precedentes, alerta relatório do IPBES – http://www.ccst.inpe.br/extincao-de-especies-aumenta-em-escala-sem-precedentes-alerta-relatorio-do-ipbes/     

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *