Projeto pretende ampliar mercado de produtos sustentáveis da Amazônia

Açaí, castanha do Brasil, óleos vegetais da Amazônia, produtos sustentáveis que respeitam a biodiversidade, têm qualidade; mas que chegam pouco ao fim da cadeia: os consumidores.

E é por isso que está sendo lançado o projeto “Mercados Verdes e Consumo Sustentável”, pelo Ministério da Agricultura.

A ideia é conquistar o mercado para os produtos da sociobiodiversidade e da agroecologia e poupar as florestas, já que são produções sustentáveis. Além de gerar renda para as populações locais.

A polpa do açaí da Amazônia, por exemplo, já é exportada para a União Europeia.

Segundo o Ministério, mais de quatrocentas mil famílias, na Amazônia, vivem, atualmente, da floresta e produzem a partir dela alimentos, cosméticos, artesanatos, entre outros produtos, que auxiliam na preservação do patrimônio cultural e natural dos territórios.

O projeto está previsto para quatro estados: Acre, Amazonas, Pará e Amapá: Neles, foram criadas câmaras de comercialização, com treinamento de profissionais de assistência técnica.

Todos os envolvidos na produção pensam em soluções para promover as iniciativas e apoiar a gestão nas cooperativas. Além disso, serão geradas parcerias com o setor empresarial e investidores interessados em oportunidades de negócios.

Na Amazônia, mais de trezentas cooperativas e associações de pequenos produtores já foram mapeadas pelo projeto. Além disso, mais de cem potenciais empresas que podem ser compradoras dessas produções também fazem parte do mapeamento.

FONTE: EBC / RÁDIO NACIONAL ALTO SOLIMÕES  –

Repórter Nacional – Amazônia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *