Outra hidrelétrica para Roraima: BEM QUERER X COTINGO

O Deputado Federal Édio Lopes afirmou que analisou profundamente o processo da hidrelétrica do Bem Querer e acredita que ela será viável em Roraima.

Rio Branco – Corredeiras Bem Querer
MAPA: GOOGLE MAP

Para Édio Lopes, o governo federal vem tendo um olhar diferenciado com Roraima. “Sinto que há uma vontade política do atual governo, de fazer o devido enfrentamento de questões que se arrastam em nosso Estado. O presidente da República determinou que Bem-Querer entrasse na pauta de licitações ainda em 2019, dentro da possibilidade de se fazer uma PPP [parceria público-privada] ou de se licitar via Aneel o aproveitamento dela. Estou muito otimista”, disse.

Jaime de Agostinho, Professor Doutor Titular da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Presidente da ECOAMAZÔNIA – Fundação para o Ecodesevolvimento da Amazônia, faz as seguintes ponderações:

“QUAL A RAZÃO DE GASTAR-SE UMA FORTUNA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA OBRA QUE VAI TER MAIS IMPACTOS AMBIENTAIS DO QUE BENEFÍCIOS. POR QUE NÃO ANALISAR A VIABILIDADE DA HIDRELÉTRICA DO ALTO RIO  COTINGO DE BAIXÍSSIMO CUSTO DEVIDO POUCA NECESSIDADE DE GRANDES BARRAGENS, TUDO ISTO NÃO DEVERIA SER TRATADO ATRAVÉS DE UMA AMPLA   DISCUSSÃO  POPULAR, SÉRIA E TÉCNICA  SEM VIÉS ANTROPOLÓGICO ??  ??????   SERÁ QUE NÃO ENTRAM EM JOGO OS INTERESSES DE GRANDES EMPREITEIRAS  LIGADAS A POLÍTICOS INFLUENTES NO ESTADO ??? OU PIOR, INTERESSES DE GRANDES ONG´s INTERNACIONAIS QUE NÃO QUEREM UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA A AMAZÔNIA E PRINCIPALMENTE PARA O ESTADO DE RORAIMA     (LEIAM ARTIGOS NO SITE DA ECOAMAZÔNIA – PUBLICAÇÕES) . VIDE  TAMBÉM ABAIXO TABELA DO ENERAM PARA A BACIA DO COTINGO, BEM COMO A COMPARAÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA/AMBIENTAL DE USINAS HIDRELÉTRICAS NA AMAZÔNIA. ATUAIS E FUTURAS.   PESSOALMENTE TENHO GRANDE DESCONFIANÇA  DO CALCULO DO POTENCIAL ENERGÉTICO A SER GERADO EM BEM QUERER, UMA USINA DO TIPO FIO D´ÁGUA, CALCULADO NA ÉPOCA DE GRANDE VOLUME DE ÁGUA DO RIO BRANCO. COMO FICA NA ESTIAGEM QUE CASTIGA O ESTADO MAIS DE 4 MESES NO ANO??  LEIAM A MATÉRIA  DIVULGADA NA IMPRENSA LOCAL NO LINK LOGO MAIS ABAIXO”

 

Ver Link https://folhabv.com.br/noticia/Deputado-diz–governo-federal-quer-construir-ainda-este-ano/51135

FONTE: ECOAMAZÔNIA   

SOBRE O TEMA VEJA A POSTAGEM: Hidrelétrica do Bem Querer: grande lago, pouca energia – https://www.oeco.org.br/reportagens/27446-hidreletrica-do-bem-querer-grande-lago-pouca-energia/  

NOTA ECOAMAZÔNIA: Feita nova postagem por problemas de formatação

 

Um comentário em “Outra hidrelétrica para Roraima: BEM QUERER X COTINGO”

  1. Em 20 de março de 2019, a ECOAMAZÔNIA recebeu, via email, o seguinte comentário:
    Realmente, não tem consistência técnica e nem ambiental, a construção desta UHE, deixando de lado o UHE Cotingo. Este parlamentar deveria estudar mais a relação custo-benefício, antes de fazer tais pronunciamentos.
    A comunidade técnico-científica de RR, deve sim se pronunciar sobre esta decisão, sem viézes políticos partidários.
    Falo com a experiência de ter participado de todos os grandes projetos de construção de todas as hidrelétricas em funcionamento na Amazônia, desde Pitinga, passando por Curuá Una, até Tucuruí.
    Prof. Dr. Antonio dos Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.