Cepam avalia 175 espécies de peixes amazônicos

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), através do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam), abriu consulta pública para avaliar 175 espécies de peixes amazônicas da Ordem Siluriformes. O prazo para envio de contribuições é até o dia 28 de março.

Pimelodus ornatus Henrique Lazzarotto

A III Oficina de Avaliação do Estado de Conservação dos Peixes Continentais amazônicos Siluriformes 2, ocorrerá de 8 a 12 de abril de 2019, no Cepam, localizado em Manaus, AM. Serão convidados pesquisadores com experiência nas famílias Cetopsidae, Heptapteridae, Pimelodidae, Pseudopimelodidae, Scoloplacidae e Trichomycteridae.

Contudo, toda a comunidade científica e demais interessados podem contribuir com informações sobre as espécies dessas famílias por meio da ficha base da avaliação. As fichas estão disponíveis para edição e envio de contribuições através do Sistema de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade (SALVE), que pode ser acessado aqui.

O processo de avaliação de risco de extinção das espécies é contínuo e cíclico, com intervalos de cinco anos entre uma avaliação e outra. Neste sentido, Avaliação do Estado de Conservação dos Peixes Continentais está em seu segundo ciclo, sendo conduzida pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam), em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental (CEPTA), que conduz o processo de avaliação das espécies de peixes continentais não amazônicas.

Comunicação ICMBio
(61) 20289280     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *