Ministros de Estado e presidente Jair Bolsonaro são aguardados para Festa da Colheita dos Paresi, em Mato Grosso

A Terra Indígena Utiariti receberá, na próxima quarta-feira (13), na aldeia Bacaval, do povo Paresi, o 1º Encontro do Grupo de Agricultores Indígenas.

Foto: Acervo Funai

A Terra Indígena Utiariti receberá, na próxima quarta-feira (13), na aldeia Bacaval, do povo Paresi, o 1º Encontro do Grupo de Agricultores Indígenas. Foram convidados para o evento, além do presidente da Funai, Franklimberg de Freitas, os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. O Presidente Jair Bolsonaro também é aguardado no encontro, que tem por objetivo celebrar a Festa da Colheita.

Pela manhã, as autoridades visitarão o campo de plantio de dois mil hectares de soja toda sob o regime de controle biológico de pragas, ou seja, sem pesticidas. Em Mato Grosso, o povo Paresi, formado por mais de dois mil indígenas (dados do último censo do IBGE), têm se destacado no plantio de grãos, como soja, milho, mandioca, abóbora, batata, batata-doce, feijão, entre outros. Na safra 2018/2019, foram plantados, no município de Campo Novo dos Parecis, 10 mil hectares de soja, 3,5 mil de milho e 4,5 mil de feijão.

O presidente da Funai explica que, de acordo com a Convenção 169 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), os indígenas têm o direito de escolher seu modelo de desenvolvimento econômico. “A maioria das reivindicações dos indígenas dessa região é em relação ao apoio da Funai para que as comunidades possam plantar em suas terras. Tive a oportunidade de conhecer o trabalho dos Paresi, o que me deixou muito impressionado. Sabemos que se eles não puderem plantar, irão para a beira da estrada, pedir esmolas. Não podemos permitir que isso aconteça”, afirmou Franklimberg.

Presidente da Funai em sua última visita Sapezal. Foto: Priscilla Torres/Ascom

Também participarão do evento lideranças indígenas e produtores rurais da região, e representantes da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso) e da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). O público esperado é de 400 pessoas.

Ascom/Funai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *