Cacique Raoni e lideranças Kayapó e Panará se reúnem em Brasília com presidente da Funai

O presidente da Funai, Franklimberg de Freitas, recebeu nesta segunda-feira (25) o cacique Raoni Metuktire e lideranças dos povos Kayapó e Panará, dos Estados do Pará e Mato Grosso. Raoni pediu o apoio da Funai para que a saúde indígena não seja municipalizada, questionou a reestruturação do órgão e manifestou preocupação com as “fake news” de que o presidente Jair Bolsonaro liberou invasões em Terras Indígenas.

Franklimberg explicou que apenas as aldeias próximas às cidades poderão ter a saúde municipalizada; que a transferência das coordenações-gerais de Identificação e Delimitação (Cgid) e de Licenciamento Ambiental (Cglic) para o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) tem como objetivo acelerar os processos de demarcação e mitigação, já que a Funai conta com um quadro mínimo de servidores; e que o presidente Jair Bolsonaro já deixou claro que as Terras Indígenas continuarão sendo protegidas pelo Estado Brasileiro.

“Colocamos à frente da Diretoria de Proteção Territorial um especialista em operações interagências e sua principal função é fortalecer o monitoramento territorial das terras indígenas. Inclusive, em apenas dois meses (janeiro e fevereiro), só no Estado de Rondônia já realizamos junto com a Polícia Federal duas operações, e mais uma será realizada nos próximos dias, para coibir a presença de invasores”, ressaltou Freitas.

Raoni agradeceu o apoio de Franklimberg e solicitou que sejam marcadas audiências com os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles; da Saúde, Henrique Mandetta; e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves; com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; e com o presidente Jair Bolsonaro.

Também participaram do encontro o coordenador-regional de Colíder (MT), Patxon Metuktire; o diretor de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Giovani Souza Filho, e os assessores da presidência da Funai Fernando Melo e Artur Nobre.

Assessoria de Comunicação/Funai – Cacique Raoni e lideranças Kayapó e Panará se reúnem em Brasília com presidente da Funai — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)