AC – Cruzeiro do Sul decreta situação de emergência com cheia do Juruá

O nível do rio Juruá alcançou a marca 13,74 metros nessa quinta-feira (7), em Cruzeiro do Sul, no Acre, e a prefeitura decidiu decretar situação de emergência.

O volume das águas superou a cota de emergência, que é de 13,65 metros. Cerca de 20 mil pessoas foram afetadas pela subida do rio e já começaram a ser retiradas das casas, segundo o prefeito em exercício, Zequinha Lima.

“Já temos 12 famílias no abrigo, sete famílias em casas de parentes e sete no aluguel social. E o número de famílias que estão fazendo o pedido à Defesa Civil para serem retiradas de suas casas só tem aumentado, tendo em vista que o nível das águas tem se elevado muito rápido.”

O abrigo social conta com 32 boxes e o número pode dobrar, se for necessário. No local, elas recebem alimentação, assistência social e de saúde.

A situação preocupa a prefeitura de Cruzeiro do Sul porque a previsão, segundo a Defesa Civil, é de mais chuvas nos próximos dias.

O prefeito da cidade, Ilderlei Cordeiro, que cumpre agenda oficial nos Estados Unidos, gravou um vídeo informando à população que solicitou apoio dos governos estadual e federal.

“Olá, meus irmãos de Cruzeiro do Sul. Estou preocupado com essa situação da nossa cidade. Já falei com o governador Gladson Cameli para nos ajudar no reconhecimento desse decreto, pelo estado.  E o deputado Alan Rick vai nos ajudar com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, para reconhecer esse decreto e automaticamente nos ajudar com recursos do governo federal.”

Na terça-feira (5), o governador do Acre, Gladson Camelí, esteve nas áreas inundadas da cidade e afirmou que todos os esforços estão sendo feitos para que as famílias atingidas tenham a atenção devida.

Bianca Paiva

FONTE: EBC – RADIOAGÊNCIA NACIONAL

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *