Selecionados 17 projetos para para implementação da PNGATI no Sul do Amazonas

Edital faz parte do projeto Nossa Terra: Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas do Sul do Amazonas.

Dezessete projetos comunitários foram selecionados para apoiar a implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) no Sul do Amazonas. O objetivo é promover a melhoria na qualidade de vida dos indígenas que formam a base da FOCIMP, OPIAJ, OPIAJBAM, APITIPRE, APIJ, APITEM e OPIPAM, das calhas dos rios Purus e Madeira.

A iniciativa faz parte do projeto Nossa Terra: Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas do Sul do Amazonas, implementado pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e pela Operação Amazônia Nativa (OPAN) com apoio da USAID, em parceria com as principais organizações indígenas do Sul do Amazonas, com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Os projetos selecionados mostraram que seus objetivos e atividades fazem parte de um processo coletivo da comunidade. Podem também ser voltados para melhoraria e apoio de ações que já são realizadas pelas comunidades, desde que estejam direcionadas para a implementação da PNGATI.

O objetivo do Programa de Pequenos Projetos é apoiar financeira e tecnicamente o esforço que já vem sendo realizado pelas organizações e povos indígenas locais. Também tem como objetivo especifico aumentar a implementação da PNGATI na região por meio do fortalecimento das organizações indígenas, construindo os conhecimentos e as habilidades necessárias para escrever e gerenciar com sucesso projetos que realizem ações ligadas aos sete eixos temáticos da PNGATI.

Este foi o segundo edital lançado pelo projeto Nossa Terra. Durante o ano de 2018 foram apoiados 17 projetos de comunidades, voltados à implementação da PNGATI na região. Esta iniciativa visa apoiar mais 17 projetos, dando continuidade ao processo de implementação da PNGATI no Sul do Amazonas.

FONTE: IEB (iieb.org.br)