Suiá Missú – Barbudo afirma apoiar luta de produtores da antiga Suiá Missú

Barbudo afirma apoiar luta de produtores da antiga Suiá Missú

O deputado federal eleito Nelson Barbudo (PSL) visitou Alto Boa Vista, no último fim de semana, para uma conversa com as autoridades locais. Na oportunidade, ele afirmou que vai prestar apoio à Associação de Produtores Rurais da Suiá Missú, que luta por uma solução, após a desintrusão da área pelo Governo Federal, onde moravam dezenas de famílias.

Barbudo também disse que irá se empenhar na manutenção e conclusão de obras das rodovias da região do Araguaia.

Desde a confirmação da vitória, Nelson Barbudo, o deputado federal mais votado em Mato Grosso, cumpri o compromisso de visitar as 141 cidades, em agradecimento a expressiva votação. Em Alto Boa Vista, o resultado da eleição ao parlamento federal não refletiu o saldo de votos do estado. Barbudo conquistou 223 eleitores, ficando em terceiro lugar, contra os 1.104 do ex-prefeito de Gaspar Lazari (PSD), que liderou nas urnas. A segunda posição foi de Carlos Bezerra (MDB), com 279 votos.

“Já vou aproveitar o vídeo para agradecer os meus eleitores e também os que não votaram em mim”, afirma o deputado. A prefeitura fez um vídeo da visita, quando ele se reunia com o prefeito Valtuir Candido da Silva (PSC), vereadores e secretários. No registro, Barbudo promete dar assistência aos gestores do município em Brasília.

O prefeito agradeceu a presença do recém-eleito, que recebia pela primeira vez no município. “Hoje nós temos um deputado do nosso tipo. É um deputado da forma do povo caipira. É um caboclo que quer que o Brasil vá avante, que o Brasil tome um novo rumo”, declara.

O deputado se comprometeu a conseguir a retroescavadeira, uma das necessidades de Alto Boa Vista, e disse que vai se empenhar a trazer mais infraestrutura a região. A TO-500, a BR-158 e a passagem pela Ilha do Bananal até Tocantins foi uma das demandas mencionadas pelo parlamentar.

“Já falei com o Bolsonaro [PSL], já tivemos essa ‘pré-conversa’, e tem outros políticos também que têm esse interesse. Nós vamos então fazer uma grande força tarefa para fazer esse asfalto e essa ligação aqui”, garante.

O parlamentar foi questionado sobre a questão dos produtores da antiga fazenda Suiá Missu, que começou a ser desocupada em 2012, devido à demarcação da Terra Indígena Marãiwatséde. Hoje, os indígenas Xavante reocupam a área de 165 mil hectares, de onde foram tirados na década de 1960.

Na desintrusão, determinada pela União e executada pela Polícia Federal, muitas famílias não-indígenas perderam as terras onde produziam e foram deslocadas da região. Algumas ainda não se recuperaram. Testemunhas relatam ação truculenta das forças de seguranças na reocupação.

Barbudo disse que apoia a luta da Associação de Produtores da Suiá Missú e já relatou a questão ao presidente Jair Bolsonaro. “Vocês tem um deputado em Brasília que vai lutar até o ultimo dia do mandato para apoia-los e ajuda-los”, afirma.

“Com a graça de Deus, nós reverteremos o processo, porque o Bolsonaro quer ajudar. Um dia nós teremos a felicidade de dar ao povo o que era do povo”, concluiu.

FONTE: NX1 – https://www.nx1.com.br/

https://www.nx1.com.br/noticia/barbudo-afirma-apoiar-luta-de-produtores-da-antiga-suia-missu

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *