PF deflagra Operação Tembé II para combater extração ilegal de madeira

PF deflagra Operação Tembé II para combater extração ilegal de madeira

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (27/11) a Operação Tembé II, com o objetivo de desarticular esquema criminoso de extração e comércio ilegal de madeira proveniente da Terra Indígena Alto do Rio Guamá.

Estão sendo cumpridos 34 mandados judiciais, sendo 10 mandados de prisão preventiva, 11 de busca e apreensão e 13 bloqueios de valores e sequestro de ativos financeiros, nos municípios de Belém, Paragominas e Nova Esperança do Piriá.

As investigações se iniciaram no segundo semestre de 2016, com o intuito de identificar responsáveis pela extração ilegal de madeira e desmatamento no interior da terra indígena.  Foram localizadas 8 madeireiras na região que operavam clandestinamente, retirando, beneficiando e comercializando ilegalmente, madeira de área federal em municípios do Pará.

No período das investigações, também foi realizada fiscalização pela SEMAS, com o objetivo de apreender os produtos florestais extraídos e comercializados ilegalmente, auxiliando o trabalho investigativo em curso, com a identificação dos responsáveis e consumação da materialidade delitiva dos crimes.

Estima-se que, por mês, eram retirados da área, aproximadamente 6 mil metros cúbicos de madeira, o que representa em termos financeiros o montante de R$ 6,4 milhões.

Os investigados responderão pelos crimes ambientais, receptação qualificada, corrupção ativa e passiva, com penas que podem chegar a 12 anos de reclusão.

A primeira fase da operação TEMBÉ foi realizada em 31/8/2017. Na ocasião, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão no município de Nova Esperança do Piriá, com a finalidade de buscar elementos que demonstrassem o cometimento de delitos ligados à extração ilegal de madeira.

O nome da operação faz referência a uma tribo indígena que habita áreas dos estados do Pará e do Maranhão, nas regiões dos rios Gurupi, Capim e Guamá.

Comunicação Social da Polícia Federal no Pará – 

Contato: (91)3214 8029/984222396

cs.srpa@dpf.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *