Parque Monte Roraima revitaliza trilhas

A ação foi baseada no Manual de Sinalização de Trilhas do ICMBio, que padroniza a sinalização das unidades de conservação do Brasil.

monteroraimaa


A equipe de Uso Público e Negócios do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do ICMBio de Roraima deu início à primeira etapa da revitalização das trilhas do Parque Monte Roraima durante a Expedição ao Monte, no período de 10 a 20 de outubro de 2018.   

Essa ação foi baseada no Manual de Sinalização de Trilhas do ICMBio, que padroniza a sinalização das unidades de conservação do Brasil. Foi feito um molde com o formato da bota e dentro a logo do parque, sendo pintada sobre a superfície rochosa ao longo da trilha, de forma a garantir uma melhor visibilidade do caminho a ser percorrido pelo turista ou guia.   

A ideia foi sinalizar a trilha principal na cor amarela (conforme orientação do manual) que inicia-se no Vale dos Cristais, passa pelas proximidades do marco da tríplice fronteira entre Brasil/Venezuela/Guiana e finaliza na Gruta do Coati, que é o local onde os turistas acampam para pernoite, funcionando como uma espécie de “hotel” em cima do platô.

Nas próximas expedições pretende-se estender a sinalização para as trilhas secundárias com as cores verde, vermelho, azul e laranja, indicando os atrativos da parte do Brasil, como o Mirante do Cotingo, Mirante Sunrise, Mirante da Pedra do Gavião (BV1 – Marco Brasil/Venezuela1) e Mirante do Roraiminha (BG1 – Marco Brasil/Guiana1). Com o intuito de ordenar a visitação e minimizar os impactos decorrentes, serão implementadas obras de arte, como instalação de passarelas suspensas em alguns pontos para evitar o pisoteio e manter a vegetação intacta.  

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.