Irrigação aumenta a produção de açaí no Pará

O final do período de safra do açaí se aproxima e para manter a produção do fruto durante a entressafra a irrigação é a saída para o produtor. Técnicas para produção de açaí em terra firme com irrigação serão apresentadas aos produtores do município de Tomé-Açu, na região Nordeste Paraense.

Ronaldo Rosa - Cacho de açaí em plantio de terra firme

Cacho de açaí em plantio de terra firme

O curso, que acontece nesta terça (20) e quarta-feira (21), é realizado pela Embrapa Amazônia Oriental em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura.

“O sistema de irrigação possui um efeito direto na redução da sazonalidade da produção de frutos”, afirma o pesquisador João Tomé de Faria Neto, da Embrapa. A safra do açaí (euterpe oleracea) inicia em julho e se estende até dezembro. Mas é na entressafra – de janeiro a junho – que o retorno financeiro ao produtor rural é maior, especialmente para aqueles que já utilizam a irrigação nos plantios de terra firme.

O pesquisador explica que aumentar e padronizar a produção de açaí no Pará são desafios que a pesquisa agropecuária vem enfrentando há muitos anos.  A Embrapa já lançou o Manejo de Açaizais Nativos e a cultivar de açaí de terra firme BRS Pará, importantes passos da pesquisa para melhorar a cadeia produtiva dessa palmeira. Mas é no sistema de irrigação que está a novidade para a produção na entressafra.

No curso, dividido entre parte teórica e prática, serão apresentados resultados do trabalho de pesquisa já validados no campo, como espaçamento, adubação, produção por safra ou idade e sistema de irrigação. “Em termos produção, já é possível afirmar que em área de várzea a produtividade média de açaí está em torno de seis toneladas por hectare ao ano, com o manejo. E em área de terra firme com adubação e irrigação, o produtor consegue fazer de 15 a 17 toneladas de frutos por hectare ao ano”, afirma o especialista da Embrapa.

O curso acontece no auditório da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), no dia 20, e no campo experimental da Embrapa, dia 21, ambos no distrito de Quatro Bocas, no município de Tomé-Açu.

 

Foto: Ronaldo Rosa

Ana Laura Lima (MTb 1268/PA)
Embrapa Amazônia Oriental

Contatos para a imprensa

Telefone: (91) 3204-1200 / 99110-5115

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *