Força Nacional apoia ações de fiscalização em Itaituba

Equipe é formada por agentes do ICMBio e Censipam

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) retornou às atividades de fiscalização nas unidades de conservação localizadas ao longo da rodovia federal BR-163 com a segurança garantida por agentes da Força Nacional. No último sábado (3), uma ação de fiscalização na Floresta Nacional (Flona) de Altamira verificou denúncia de exploração ilegal de madeira.

Foram vistoriados quatro ramais, onde se confirmou o corte seletivo de madeiras nobres, como ipê e jatobá, extraídas ilegalmente da Flona. A equipe ainda localizou escondido um trator esteira e uma motosserra utilizados para corte e retirada de toras. Além disso, foi encontrada abandonada no ramal uma caminhonete F4000 com ferramentas de manutenção do trator.

Na outra ocorrência, a equipe flagrou seis pessoas instalando cercas com madeira extraída ilegalmente na unidade e fazendo manutenção de ramal utilizando um trator esteira, preparando o local para recebimento de gado em uma área de pasto de quase mil hectares que foi desmatada e embargada em 2012. No local, havia uma casa em construção sendo utilizada como apoio aos trabalhadores.

A atividade de desmatamento e instalação de pasto para atividade pecuária é típica infração ambiental encontrada na região onde avança o desmatamento da Amazônia. A equipe ainda apreendeu duas motosserras que serravam a madeira utilizada na construção da casa e cercas. As ocorrências originaram a lavratura de autos de infração, com apreensão de três motosserras e duas motos e, impossibilitados de retirar do local e para evitar a continuidade da infração ambiental, foi realizada a destruição sumária dos maquinários e casa.

ATENTADO

No dia 19 de outubro, agentes de fiscalização do ICMBio que atuavam no interior da Floresta Nacional Itaituba 2, no município de Trairão (PA), foram ameaçados por moradores da região, que queimaram uma ponte e teriam disparado tiros para assustar os agentes. Os agentes haviam verificado desmatamento detectado por satélite e, no local, identificaram roubo de madeiras e palmito, com apreensão de bens envolvidos nos ilícitos e identificação dos infratores.

APOIO DA FORÇA NACIONAL

A decisão de mandar tropas militares federais à região da BR-163 foi tomada após reunião realizada no mesmo dia entre o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, e o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. Além de conter a onda de violência contra os órgãos ambientais, a medida visa garantir a integridade dos agentes do ICMBio após o anúncio do comando da Polícia Militar do Pará de que só teria condições de manter seus homens no local até 29 de outubro.

Portaria do Ministério da Segurança Pública da Presidência da República, publicada no dia 25 de outubro, autorizou o emprego da Força Nacional no auxílio às ações do ICMBio. Ela tem validade por seis meses, podendo ser prorrogada por igual período.

Leia mais:

Comunicação ICMBio